O Twitter revelou duas novidades esta semana (e ainda é quarta-feira!):

 

 Agendamento de posts direto na rede social

 

Agendar os posts do Twitter sempre exigiu a utilização de um aplicativo ou ferramenta (há diversas disponíveis, de acordo com a sua necessidade), mas esta realidade pode ser coisa do passado. Assim como o Facebook, o Twitter agora permite que o usuário agende os tweets na própria rede social, sem precisar utilizar ferramentas e aplicativos externos.

 

Mas, infelizmente, esta funcionalidade não está disponível para todos.  Apenas aqueles cadastrados na plataforma de publicidade do Twitter (que atualmente só permite o cadastro de pessoas que estejam nos Estados Unidos)  receberão esta novidade, que estará disponível em todos os idiomas, segundo o blog do Twitter.

 

Aos que podem utilizar esta nova funcionalidade, basta usar o botão azul de post no Twitter Ads (igual ao que temos no Twitter, aquele quadradinho no canto superior):

 

Fonte: Blog Twitter
Fonte: Blog Twitter

 

 

Ao invés da tradicional caixa de atualização, aparecerá na tela um box para atualização, como este:

 

 

agende posts direto no twitter

 

 

Nele você pode usar texto, imagem e localização. Para os seus seguidores, nada muda (não aparecerá nenhuma indicação que o tweet foi agendado, assim como no Facebook). Agora falta liberar a funcionalidade para todo mundo, não é?

 

 

DM de qualquer um

 

O Twitter também anunciou mudanças no uso das mensagens diretas (as DMs). Antes, você só poderia enviar uma DM para um seguidor se ele também te seguisse. Agora, qualquer um pode enviar e receber mensagens diretas, sem a necessidade de seguir/ser seguido.

 

Fonte: pocket-lint.com
Fonte: pocket-lint.com

 

Diferente do agendamento de posts, esta novidade não tem restrição. E embora ainda não esteja disponível para todos os usuários, em breve todos os perfis terão acesso – basta ativar como na imagem acima.

 

Mas será que esta é uma boa ideia? Acredito sim, ser uma boa ideia. Vai ser ótimo para empresas – tornará mais fácil o relacionamento e resposta dos clientes, além de tornar mais fácil enviar aquela mensagem que não precisa ficar pública para aquela pessoa que não te segue.

 

É aguardar e ver como tais mudanças afetarão os usuários. E você, o que acha?

 

Posts Relacionados