Com 143.199 menções a um mesmo assunto por segundo, os japoneses bateram o recorde mundial de trending topic do Twitter no começo desse mês. Gente, foram mais de 140 mil tweets por segundo! Nenhum termo havia sido tão tuitado antes na história do microblog. E sabem que palavra foi essa? “barusu”

 

Se você gosta de desenhos japoneses, com certeza já entendeu tudo. Se não, eu explico. No dia 2 de agosto, a TV japonesa exibiu o clássico Laputa, O Castelo no Céu, filme de 1986 de Hayao Miyazaki pelo Studio Ghibli. Na história (spoiler!), os personagens usam a palavra mágica “barusu” para defender o castelo. Os fãs combinaram de tuitarem o termo na hora em que ele fosse dito no filme e aí, bang!, “barusu” foi parar no trending topics com mais de 140 mil citações por segundo!

 

Tweets com #barusu. Quem traduz pra gente?
Tweets com #barusu. Quem traduz pra gente?

 

Só para vocês terem uma ideia do quão incrível essa marca é o site Kotaku divulgou que o termo #royalbaby foi tuitado só 25.300 vezes por minuto quando o bebê da duquesa Kate Middleton e do Príncipe William nasceu. E olha que ele é o herdeiro da coroa britânica!

 

Mas os japoneses já estão relativamente acostumados com o recorde de “barusu”, em 2011 eles tinham conseguido a marca mundial do mesmo jeito. É que Laputa é exibido anualmente por lá desde 1988! E a brincadeira com o feitiço no Twitter começou em 2006.

 

Só sei de uma coisa. Ano que vem eu vou me informar com antecedência para poder participar do tuitaço também.

 

Observação: o filme tem variações da palavra em diferentes versões. Pode ser “balse”, “balus” ou, na pronuncia japonesa, “barusu”.

Posts Relacionados