E aí galera do Digaí, tudo beleza?

 

Nessa semana de resenhas de livros para empreendedores eu vou trazer um livro muito interessante que li há algum tempo: simples, direto e muito objetivo. Um excelente livro de negócios!

 

 

Onde você trabalha quando precisa fazer uma tarefa bem feita?

 

 

Geralmente nunca respondem no escritório. Por que será?

 

O livro é muito inspirador e traz uma reflexão do jeito de se pensar, administrar e conduzir empresas no século XXI. Ele vai contra muitas regras e paradigmas estabelecidos por um mercado tradicional e que precisam ser rediscutidos. Os formatos das empresas tradicionais estão envelhecendo rapidamente, o mundo está mudando e isso não é novidade para ninguém. O consumidor, o marketing… tudo está passando por mudanças. Mas é preciso mudar o jeito de se administrar empresas nesse novo século. É preciso se adaptar nesse novo cenário e é sobre essas mudanças que iremos refletir no livro dos autores Jason Fried, e David Heinemeier Hansos, sócios da empresa de software 37 signals.

 

 

Seu escritório é um lugar produtivo?

 

 

Desde que li, acreditei que esse livro deve ser uma excelente referência para empresas que querem encontrar ideias muito simples e brilhantes para o sucesso e inovação da sua empresa. Reinvente sua empresa foi um livro premiado pelo site 800-CEO-Read em 2010 e traduzido para o Brasil em 2012. É sobre o que chamam da nova “Revolução” da Administração e na nossa relação com o trabalho. É um livro polêmico, muito bem escrito e estruturado, e vale muito a pena a leitura. Ele tem ótimas sacadas e vou compartilhar aqui algumas com vocês!

 

 

Captura de Tela 2015-08-03 às 01.01.57

 

 

Apesar de escrito em 2010, é uma discussão muito importante e atual. Às vezes é preciso rejeitar reuniões, orçamentos e propagandas como se pensava antigamente. É preciso repensar a administração do século XXI, pensar novas formas de gerir empresas, de pensar formatos e negócios, principalmente no mundo das startups.

 

No livro você vai ter acesso a toda uma nova cultura empresarial, formas de se encarar problemas e de se pensar gestão.

 

Veremos aqui algumas sacadas bem interessante do livro:

 

  • Nem sempre é tão importante valorizar os erros e o fracasso. Em vez de querer aprender com os seus erros, melhor aprender com o sucesso dos outros
  • Planejamento a longo prazo não existe, é mera especulação. Muito cuidado com esse tipo de planejamento, baseado no achismo e na adivinhação. Faça planejamentos curtos!
  • Nem sempre o melhor caminho é crescer: muitos negócios são pequenos e excelentes!
  • Foque nos seus próprios problemas
  • Pare com a desculpa da falta de tempo: quem quer mesmo resolver algo vai lá e faz!
  • Foque nos resultados, não no investimento! Muitas startups começam com o sonho no investimento, faça seus negócios darem resultados que os investimentos virão
  • Aprenda a dizer não aos clientes: o seu produto não precisa ser o melhor de todos, ele pode ser muito bom resolvendo uma parte do problema. As vezes, menos é mais.
  • Primeiro faça você mesmo. Antes de contratar, conheça a atividade.
  • Teste com seus colaboradores. Faça teste drive!
  • A interrupção é inimiga da produtividade. Produção é como o sono: se interrompido, pode não voltar a ser o mesmo.
  • Desistir faz parte. Não tenha vergonha quando você tem que parar um projeto. Às vezes, uma ideia não dá certo.

 

Essas foram algumas das dicas que eu gostei bastante do livro. Não tenha dúvida, REINVENTE SUA EMPRESA é uma leitura que vai fazer você repensar muito as formas de se conduzir seu negócio num tempo que mudança é fundamental para sobreviver.

 

E você, está fazendo algo para inovar sua empresa? Reinventar seu negócio? Deixa seu comentário!

 

* Nosso século está apenas começando, é preciso se adaptar as mudanças.

 

Boa leitura e REINVENTE SUA EMPRESA! 😉

Posts Relacionados