Você que acompanha o Digaí já sabe, os webinars (ou webinários) ao vivo chegaram pra ficar.

 

Essa nova ferramenta de comunicação on-line vem ganhando cada vez mais adeptos. Mas um detalhe que tem me chamado muito a atenção, na verdade, é quem vem fazendo estes webinars.

 

Se você acha que são apenas os profissionais de Marketing Digital, está muito enganado. Gente das mais diversas áreas de atuação tem investido em palestras e cursos on-line como uma maneira de ganhar dinheiro e de disseminar seu próprio conhecimento.

 

Administradores, professores, médicos, contadores, qualquer um que queira preparar uma palestra com um conteúdo que considere interessante, pode fazê-lo.

 

Basta escolher uma plataforma para webinar, definir um dia e horário, o tema, criar uma página de inscrição e divulgar.

 

Além disso, tem sido bastante comum empresas fazerem webinars para apresentar seus produtos para o mercado. No atual contexto do marketing, é importante educar o público. E para isso, nada melhor do que um bom webinário.

 

Uma dúvida que muita gente possui é qual a melhor ferramenta de webinar ao vivo. Há plataformas para diversos perfis (e bolsos) e resolvi apresentar nesse post algumas das principais.

 

 

 

Google Hangouts

 

Google Hangouts  é uma plataforma gratuita para a realização de webinários ao vivo. Para isso, basta você acessar a ferramenta com sua conta do Google e criar um evento.

 

Há duas opções de hangouts: Hangouts On Air e Video Hangouts.

 

Os Video Hangouts correspondem a chamadas de vídeo, ou seja, permite realizar uma conferência com a presença de múltiplas pessoas. A plataforma permite até 10 pessoas conversando entre si e ocasionalmente utilizamos para fazer reuniões de colunistas aqui no Digaí.

 

O Hangouts On Air é o serviço do Google utilizado para webinários. Nesse caso, você pode ter até 10 pessoas participando como “palestrantes” e milhares de expectadores.

 

As principais vantagens do Hangouts On Air são: o preço (gratuito), a quantidade de pessoas online (não há um limite específico) e o fato da ferramenta automaticamente gravar o evento e disponibilizar no Youtube.

 

As principais desvantagens do Hangouts On Air são: um pequeno delay na apresentação (há um atraso de 30 a 60 segundos entre o que o apresentador fala e o que a audiência ouve), a ausência de um sistema de bate-papo, sistema de inscrições e notificações e o fato do evento ser público (qualquer pessoa pode ter acesso à apresentação).

 

Para contornar alguns desses pontos, é comum criar uma página em um website (utilizando o OptimizePress, por exemplo) e “embedar” o Hangouts dentro da página. Além disso, utilizam-se componentes para chat e outras funcionalidades desejadas. Essa alternativa funciona bem, mas gera um certo trabalho.

 

 

 

GoToWebinar

 

O GoToWebinar é uma ferramenta paga da Citrix, renomada empresa fornecedora de soluções tecnológicas.

 

A ferramenta para webinários ao vivo é bastante estável e popular entre as empresas e profissionais. Ela permite realizar webinars ao vivo com determinado número de organizadores e participantes. O limite depende do plano contratado e, pela tabela apresentada no site da empresa, o serviço mensal varia de U$ 99 (plano com 1 organizador e até 100 participantes) a U$ 4491 (plano com 9 organizadores e até 1000 participantes). Para planos superiores, é necessário entrar em contato com a equipe comercial da empresa.

 

As principais vantagens do GoToWebinar são: a possibilidade de restringir o acesso a seus webinars (ao contrário do Google Hangouts, o evento não fica publicamente acessível através de um link no Youtube), a presença de um sistema de inscrições e lembrete por e-mail e SMS, a existência de chat e enquetes.

 

As principais desvantagens do GoToWebinar são: o preço (que é salgado e mensal), o limite de participantes e a necessidade do participante instalar um aplicativo para acessar o webinar.

 

 

WebinarJam

 

Webinar Jam é uma plataforma para realização de webinars ao vivo que está no mercado há menos tempo que o Hangouts e o GoToWebinar. Apesar disso, ela tem conquistado bastante espaço, por conta das vantagens que oferece.

 

Na verdade, ele surgiu como uma alternativa para suprir os principais pontos negativos do GoToWebinar e do Hangouts.

 

Basicamente ele funciona como um sistema que agrega várias funcionalidades ao Hangouts. Ou seja, um webinar no WebinarJam é uma transmissão do Google Hangouts (possuindo suas principais características), porém em uma plataforma que agrega várias funcionalidades.

 

As principais funcionalidades que ele agrega são: sistema de inscrições, notificações por e-mail e SMS, bate papo, enquetes, botões de ofertas durante a apresentação e integração de mídias sociais.

 

Além disso, por ser uma transmissão de Hangouts, apresenta as vantagens de não possuir limite de pessoas e gravar automaticamente a apresentação. Em contrapartida, também apresenta duas de suas desvantagens: um pequeno delay na apresentação e o fato do evento ser público.

 

De modo geral, essas limitações não causam muitos problemas, exceto se o seu webinar estiver sendo comercializado e você não queira correr o risco de algum participante compartilhar o link do Youtube com outras pessoas. Por outro lado, se você está buscando uma plataforma de webinar para realizar transmissões gratuitas de conteúdo para promover seu negócio ou ofertar produtos, o WebinarJam é uma ótima opção.

 

Quanto ao custo, o WebinarJam pode ser adquirido por apenas U$ 297 por ano. Desse modo, você consegue uma plataforma com várias funcionalidades do GoToWebinar, pagando uma fração de seu valor.

 

Se você deseja informações completas sobre a plataforma, clique aqui.

 

Inclusive, vou deixar aqui um vídeo em que explico com detalhes as funcionalidades dela. Vale a pena conferir:

Espero que as dicas tenham ajudado bastante. Qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar aí nos comentários.

 

Adquira o WebinarJam clicando aqui ou na tela abaixo: