Na terça-feira, 18 de março, acontece a décima sexta edição do Encontro Locaweb de Profissionais de Internet. Recife irá inaugurar a série de encontros Locaweb previstos para 2014.  Com curadoria de Martha Gabriel e Diego Eis, o evento está recheado de palestras sobre comunicação digital, marketing, negócios, linguagens de programação e acessibilidade.

 

Neste ano tive a honra de ser convidada pela curadora Martha Gabriel para compor o painel estilo TED que ela estará mediando durante o evento na sala MBI (Master, Business & Innovation). Será muito interessante e agradeço desde já a oportunidade de compartilhar com os participantes um pouco da minha experiência como jornalista e consultora em Media Training (treinamento de mídia).

 

Media Training e as Mídias Sociais

 

MediaTrainingSpecialist

 

O media training (também chamado mídia training), é basicamente o serviço de assessoria de comunicação voltado para a capacitação de Fontes de notícias (neste caso, convidados) para entrevistas jornalísticas. No painel estarei propondo algumas reflexões sobre o Media Training na era das Mídias Sociais.

 

Em tempos de convergência midiática, as entrevistas jornalísticas ganham potencial infinito de propagação pelas plataformas online, o que pode se transformar em algo extremamente positivo para a imagem da marca, da empresa e do entrevistado, mas também pode significar o estopim de críticas, falhas e erros, gerando crises imensas motivadas apenas, por exemplo, pela má conduta de um convidado durante uma entrevista jornalística.

 

Atualmente o Media Training, que antes era aplicado no âmbito dos veículos de comunicação de massa tradicionais (jornal impresso, rádio e televisão) começa a ser pensado no contexto das redes sociais digitais. O que isso significa para as empresas e as Fontes de notícias que a todo momento necessitam comunicar suas mensagens à sociedade via imprensa? Se antes a preocupação era saber como lidar com a imprensa, agora é entender como lidar com a imprensa e como administrar a reputação nos meios online!

 

Muitos outros assuntos serão debatidos durante o 16º Encontro Locaweb de Profissionais de Internet. Clique aqui, conheça a programação do evento e inscreva-se!

Posts Relacionados