Será que vale a pena comprar seguidores para ter um grande número, ou não?

A cada dia que passa, o alcance orgânico no Instagram diminui, e conhecer como a ferramenta entrega seu conteúdo para os seguidores é essencial para ele chegar nas pessoas certas. Alcance orgânico é a quantidade de pessoas que recebem seu conteúdo gratuitamente.

Caso você ainda não saiba, o Instagram não mostra suas postagens do feed para todos os seus seguidores. Se você tem, por exemplo, 5 mil seguidores no Instagram, quando faz uma postagem no feed, esse post é mostrado para menos de 500 seguidores. Boa parte dos seus seguidores não verão inicialmente seu post.

Isso acontece porque o Mark Zuckerberg (dono do WhatsApp, Facebook e Instagram) quer que você pague para seu alcance ser maior, para seu conteúdo chegar até um número maior de pessoas. Não tem nada de errado com isso, porque ninguém fica chateado por não aparecer gratuitamente nas mídias tradicionais (jornais, revistas, outdoor e TV). Isso é marketing e faz parte da estratégia de marketing digital.

Então, para avaliar se comprar seguidores no Instagram vale a pena, é importante entender esse fato e aprender como aumentar o alcance da sua postagem, algo que dificilmente vai ser feito comprando seguidores.

comprar-seguidores-no-instagram-nao-aumenta-seu-engajamento
Fonte: Freepik

Comprar seguidores no Instagram não aumenta seu engajamento

Para aumentar a entrega do seu post para os seguidores, é necessário aumentar o engajamento da postagem. Aqueles seguidores que viram inicialmente seu post precisam engajar com ele para que seja mostrado a outros seguidores. Quando as pessoas curtem, comentam, salvam e/ou compartilham seu conteúdo, o Instagram entende que a sua postagem é relevante e vai mostrar isso para mais pessoas, da mesma forma, se não houver engajamento, o Instagram vai entender que aquele não é um conteúdo que agrega valor e, consequentemente, não vai mostrar para outras pessoas.

Na semana passada, estive viajando com minha família e fiz uma postagem num momento de descontração, meus seguidores começaram a curtir a foto e logo, o Instagram começou a distribuir isso para mais gente. Logo, quando começaram as curtidas, o Instagram já começou a distribuir essa foto para um número maior de seguidores, e conforme esses outros também curtem, mostra para mais, e assim por diante.

Então, quando você avalia se comprar seguidores no Instagram vale a pena, precisa entender que se aquelas pessoas não engajarem com seu conteúdo, ao invés de ganhar alcance, você vai perder e alcance, para quem não trabalha com anúncios pagos, é muito importante, já que, se as pessoas não receberem seu conteúdo, como elas saberam o que você oferece? 

Logo, quando você pensar que um perfil do Instagram com milhares de seguidores é o que faz alguém ter vendas, entenda que o que vale mais para a divulgação do conteúdo é a qualidade dos seguidores.

Qualidade é melhor que quantidade

O que acontece quando você compra seguidores é: você vai ter muita gente que não está interessada no seu conteúdo, logo, quando você fizer uma postagem, vai aparecer para uma parte desses seguidores e não vai ter engajamento (curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos), e consequentemente, seu conteúdo não vai ser mostrado para mais pessoas.

Por outro lado, se você tiver o número de seguidores pequeno, mas esses são seguidores qualificados (são pessoas que te seguem porque estão interessadas no que posta), o Instagram passa a mostrar o conteúdo para outras pessoas e existe uma tendência do seu perfil crescer.

Então, ter muitos seguidores que não engajam vai fazer o seu alcance orgânico diminuir. Não é a quantidade de pessoas te seguindo que determina se você vai vender muito ou não, isso é determinado pela qualidade das pessoas que te seguem, se elas gostam do seu conteúdo e se desejam comprar o seu produto ou serviço.

Só existe uma hipótese que a quantidade de seguidores pode influenciar, mas será que é realmente vantajoso?

 comprar-seguidores-no-instagram-pode-ter-uma-unica-vantagem
Fonte: Freepik

Comprar seguidores no Instagram pode ter uma única vantagem

Comprar seguidores no Instagram vale a pena em um único ponto de vista: a única vantagem é que comprar seguidores pode te dar aprovação social. Quando o seu perfil tem muitos seguidores, ele parece ser mais relevante que o de pessoas do seu mesmo nicho que tem poucos, mas, em compensação, isso vai derrubar seu engajamento, como disse acima.

Como engajamento é essencial para o crescimento orgânico do seu perfil, mesmo com aparente aprovação social, não vejo que comprar seguidores no Instagram valha a pena, porque quando as pessoas avaliarem seu perfil e verem que tem muitos seguidores, mas pouca interação nas postagens, essa impressão de aprovação social desaparece imediatamente. Por isso disse que “pode te dar aprovação social”, porque pode causar uma boa impressão no começo, quando se vê apenas o número de seguidores.

Uma outra estratégia que pode trazer muitos seguidores que envolve uma certa forma de compra são os sorteios, mas será que vale a pena fazer parcerias para realizá-los?

Cuidado ao participar de sorteios

Mais uma coisa que você tem que ter cuidado é com sorteios.

Parcerias para sorteios é uma forma indireta de comprar seguidores no Instagram. Nesse ponto, é necessário entender que fazer parcerias com pessoas que não tem nada a ver com o seu nicho pode atrair muitos seguidores, mas serão seguidores desqualificados, que não têm interesse no seu conteúdo. Portanto, no lugar de ajudar no crescimento do perfil, vai derrubar o engajamento.

Um exemplo disso é: se você tem uma loja de roupas e faz parceria com uma blogueira de moda, você pode conseguir seguidores qualificados, desde que o tipo de roupas que sua loja vende seja o mesmo tipo que a blogueira costuma divulgar. Da mesma forma, se você tem uma loja de roupas e faz parceria com uma blogueira que dá dicas de supermercado, seu público tende a ser desqualificado, porque a audiência dela é de pessoas que gostam de saber de promoções de supermercado, não de roupas.

Creio que sua intenção em buscar o crescimento do seu perfil do Instagram é de aumentar as suas vendas de produtos e/ou serviços, o que, apesar de não ser impossível, é bem difícil de forma orgânica, já que conseguir seguidores qualificados exige ser frequente na criação de conteúdo e o conteúdo precisa ter qualidade para o público engajar, fora o fato que nem todos seguidor engajado se torna cliente.

Precisamos lembrar que ter muitos seguidores não quer dizer muitas vendas, lembro perfeitamente do caso de uma blogueira norte-americana que tem mais de 2 milhões de seguidores, lançou uma linha de camisetas e vendeu menos de 36 unidades. Seguidores não é tudo! 

Se você quer aprender a vender usando o Instagram todos os dias, sem precisar fazer stories, lives, nem postar conteúdos no feed ou comprar seguidores, recomendo assistir a uma aula online que eu gravei, totalmente gratuita onde ensino esse segredo.

Para assistir a aula e aprender como aumentar suas vendas com o Instagram, clique aqui!