A maioria dos negócios online começam com um orçamento limitado e praticamente sem verba para investir em publicidade. Nesse cenário, conseguir visibilidade para um novo e-commerce pode ser um desafio.

Por isso, é necessário buscar alternativas que garantam um bom alcance, que estimulem engajamento por parte do público e que ainda caiba no bolso do pequeno empresário e profissional liberal.

Antes de continuar o artigo, é preciso alertar que promover um negócio gratuitamente, na maioria das vezes, não fornece resultados imediatos, já que o alcance é orgânico. Por isso, se você possui um negócio digital e tem condições de fazer algum investimento, é interessante para conseguir esses resultados a curto prazo.

Entretanto, se você não possui a verba para tal, não precisa se preocupar. Vou dar dicas de alguns lugares que você consegue divulgar o seu negócio gratuitamente!

É só continuar lendo o artigo. 🙂

melhores lugares - instagram

Fonte: Freepik

Instagram

O Instagram é a plataforma considerada a queridinha dos e-commerces! Essa rede tem se adaptado constantemente para atender as necessidades dos negócios digitais. Algumas ferramentas voltadas para as lojas são as etiquetas de preço e o checkout no próprio aplicativo.

As melhores formas de divulgação nessa rede social são:

Posts: os posts são a forma mais comum de promover uma loja online, mas nem por isso ela deixa de ser importante. No mundo digital, o feed do Instagram funciona como uma vitrine para a sua marca, então se preocupar com a composição dele é extremamente necessário.

Além de procurar produzir um conteúdo de qualidade, condizente com o seu público, é preciso prestar atenção nos layouts de cada post, cores e tipografias utilizadas para garantir um padrão a sua vitrine digital.

Stories: o stories é a ferramenta do Instagram que mais vem ganhando reconhecimento. Além de ser uma forma super descontraída de comunicação com os seguidores da conta, existem diversas funcionalidades nessa ferramenta que otimizam a interação. Enquetes e caixa de perguntas são um exemplo disso.

Lives: essa é uma forma ótima de se aproximar do seu público e conseguir falar de forma mais direta sobre o seu negócio. Numa live você não só expõe o conteúdo em tempo real mas também oferece ao seu público uma oportunidade de interagir com o que está sendo debatido.

Isso é uma excelente estratégia para quem deseja tirar dúvidas acerca de atributos de um produto ou serviço, já que o público no momento da live pode fazer perguntas através da sessão de comentários. Essa é a oportunidade perfeita para quebrar objeções acerca daquilo que está sendo vendido.

IGTV: essa é a ferramenta mais nova do Instagram, ela funciona como um canal em que o usuário pode fazer vídeos mais longos. De acordo com a plataforma:

“Da mesma forma como acontece quando ligamos a TV, no IGTV o vídeo começa assim que você abre o aplicativo. Isso significa que você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses. Você pode deslizar para cima para explorar mais vídeos, alternando entre “Para você”, “Seguindo”, “Popular” e “Continuar assistindo”. Você também pode curtir, comentar e enviar os vídeos para amigos no Direct.”

O IGTV pode ser utilizado como forma de falar dos seus produtos, serviços ou do próprio negócio de forma mais detalhada, já que nessa ferramenta o fator tempo funciona bem a favor do usuário.

Direct: pode parecer inusitado, mas o direct é sim uma forma de divulgação super válida! Através dessa ferramenta é possível atingir os clientes de forma mais personalizada, já que cada um deles vai responder de forma diferente a mensagem automática que o perfil da loja enviou.

Como uma das principais características do novo consumidor é o apreço pelo atendimento personalizado, essa troca através do direct é super importante para conquistar novos clientes e apresentar o conceito da marca de forma mais íntima.

melhores lugares - facebook

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Facebook

Esse eu nem preciso apresentar, né? O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas e, claro, um excelente lugar para divulgar o seu negócio. Mas é importante ficar atento porque não há diversas formas para fazer isso nesta plataforma. São elas:

Páginas: o primeiro passo para garantir a presença do seu negócio no Facebook é criando uma página para ele. Essa página deve conter todas as informações do seu negócio, foto de perfil e capa, como a localização e link para o site e outras redes sociais da empresa.

Lembre-se que você não deve criar um perfil pessoal, e sim uma página. Entre as opções de páginas, estão:

*Negócios locais ou local;

*Empresa, organização ou instituição;

*Marca ou produto.

Outro ponto importante é fazer uso dos botões de CTA que o Facebook disponibiliza, como “fazer reserva agora”, “ligar agora”, “comprar agora”, “assistir ao vídeo” e “enviar e-mail”.

Grupos: os grupos são comunidades que permitem que diversos usuários postem e interajam entre si. Assim, é interessante divulgar sua empresa em um grupo em que predomina um público semelhante ao target da sua marca.

Isso vai garantir visibilidade para o que você vende, até na captação de novos clientes já que o público desses grupos é segmentado.

Transmissões ao Vivo e Stories: ambos apresentam uma proposta semelhante aos stories do Instagram. São uma ótima forma de comunicação próxima com o público, além de facilitar a interação em tempo real com os seguidores da página.

melhores lugares - whatsapp

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WhatsApp

Status: o status do Whatsapp tem uma pegada bem similar ao Stories do Instagram e do Facebook. Nele, você pode compartilhar imagens, vídeos, GIFs e textos que ficam disponíveis por 24h.

Usar o Status do WhatsApp é uma excelente forma de estreitar a relação com o seu cliente, já que o status só aparece para quem tem seu número salvo. Então, aproveite para usar esse canal como um meio de fidelizar os clientes que já acompanham sua marca.

Listas de Transmissão: as listas de transmissão são listas de contatos selecionados para receber uma mesma mensagem sem que seja necessário enviar de um por um. Um exemplo de uso dessa ferramenta é para a divulgação de uma novidade da marca, seja um novo produto ou até uma promoção.

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YouTube

Vídeos: ter um canal no YouTube é uma estratégia excelente para fortalecer a presença digital do seu negócio. Assim como o Instagram, o YouTube pode funcionar como uma vitrine.

Os vídeos são os produtos que compõem essa vitrine e cada um pode acrescentar um conteúdo novo a ela. Então, falar sobre a empresa, os produtos, serviços de forma mais detalhada, fazendo unboxing do produto, é uma forma de divulgação super eficaz.

Lives: o YouTube Live tem uma pegada diferente das lives do Instagram e do Facebook. A transmissão ao vivo dessa plataforma é ideal para webinars, que é um formato perfeito para alcançar uma audiência mais investida na jornada de compras. Para alimentar leads e trabalhar o conteúdo de meio de funil de vendas, essa é uma das melhores estratégias disponíveis.

Então, se você está começando seu negócio e não possui muita verba para investir em divulgação, recomendo que faça proveito das ferramentas gratuitas que existem na internet para você!

Garanta uma presença digital de qualidade para sua marca, descubra quais as plataformas mais utilizadas pelo seu público, qual o tipo de comunicação que mais se adequa a esse target e comece a divulgar seu negócio já! 🙂