A internet pode mudar a realidade da sua empresa de forma extremamente rápida, mas para isso é preciso saber onde e como investir nos canais digitais! Quer saber quais são eles? Veja agora!

Em um passado não muito recente, as marcas tinham de estar literalmente “dando as caras” nos principais veículos de comunicação se quisessem ser relevantes e atingir um grande público.

Primeiro o jornal, depois a rádio e posteriormente a televisão foram vitrines às empresas que queriam mostrar ao mundo um produto ou serviço de forma que passasse credibilidade aos possíveis consumidores.

Porém, essa realidade mudou totalmente! Afinal, por que comunicar à massa se uma empresa pode dirigir-se apenas àqueles que têm o perfil de cliente e ideal e maiores chances de comprar?

Pois é, essa é uma característica marcante da internet e não existente em nenhum outro lugar. Então, veja agora como fazer tudo isso e melhorar a imagem da sua empresa perante o mercado:

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Por que estar on-line

Segundo pesquisa, o Brasil tem cerca de 134 milhões de usuários de internet e, indo além, as pessoas passam muito tempo nela com a intenção de consumir conteúdos, se informar e claro, comprar.

Isso significa que, se a sua empresa estiver on-line e fazendo tudo isso, as chances de ela se tornar relevante nos meios digitais são enormes.

Pense no seguinte exemplo com o segmento da saúde: os convênios odontológicos.

O possível cliente dessa empresa não tem interesse apenas pelo melhor preço e onde encontrar o serviço. Ele busca por informações relevantes que lhe deem autonomia para achar o que deseja.

Diante disso, essa empresa pode captar clientes de forma 100% online sem assediá-los com uma prospecção direta, apenas criando conteúdos que gerem autoridade e visibilidade à marca.
Além disso, fica aqui uma pergunta: qual empresa relevante para o mercado atual não está on-line? Praticamente nenhuma.

Então, os melhores canais para aprimorara imagem de uma empresa na internet são:

Redes sociais

As redes sociais são consumidas por milhares de pessoas todos os dias e por se tratarem de canais diretos de comunicação, são altamente eficientes para engajar e conquistar o público (seguidores).

Qualquer pessoa que não viveu no topo do Himalaia nos últimos 15 anos sabe que as redes sociais de grande alcance atualmente são o Facebook, Youtube e Instagram.

Porém, fica aqui um aviso: antes de escolher em qual investir, tenha em mente qual delas (ou quais) o seu público mais consome.

Se o seu produto ou serviço é “mais visual”, talvez o Instagram seja a melhor alternativa juntamente com o Youtube, mas nunca deixe de estudar seu público e criar uma persona para a sua empresa.

Persona?

De forma simples, persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio.

Ela é baseada em dados reais sobre comportamento, hábitos de compra, lifestyle, características demográficas dos clientes e também em suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e dores.

Sabe o que isso significa? Bom, essa informações serão a bússola para que seus conteúdos sejam assertivos e conquistem esse “cliente ideal”. Toda estratégia digital necessita de uma persona.

Para criá-la, entreviste os clientes que já compram com a sua empresa e constate o que eles têm em comum. Assim a persona já começa a ser criada.

Além disso, colete informações como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Hábitos;
  • É casado?;
  • Tem filhos?;
  • Como se comunica;
  • Poder aquisitivo;
  • Desejos;
  • Dores;
  • Objetivos.

Observação: quanto mais detalhes a persona tiver, maiores são as chances de criar conteúdos de sucesso.

Tenha um blog

Os blog são criados a fim de entregar conteúdos educativos aos usuários e isso naturalmente resulta em autoridade à empresa que os cria.

Levando em consideração que as pessoas recorrem ao Google para tirar suas dúvidas, a empresa pode gerar conteúdos acerca dos termos buscados, desde que tenham ligação com o segmento.

Se o usuário pesquisa por determinado termo, o ideal é ter um conteúdo de blog que tire todas suas dúvidas sobre o assunto, preço, qual é o melhor, cobertura dos planos e por aí vai.

 

Fonte: Freepik/RawPixel

SEO

SEO significa Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca.

Essa metodologia tem a função de aplicar técnicas de otimização em sites para que eles tenham posicionamento privilegiado no Google.

Para as empresas, a metodologia SEO dá visibilidade aos seus produtos e serviços por meio dos buscadores e assim a imagem da marca é fortalecida e a tendência é que as vendas aumentem de acordo com o tráfego do site.

Para ter sucesso com SEO é necessário conhecer bem o seu público. Afinal, todo conteúdo será criado e entregue de acordo com sua intenção de busca.

A importância da internet para as empresas

Da área mais segmentada possível como planos odontológicos até as mais concorridas como indústria automobilística, é aconselhável que todas as empresas estejam nas redes sociais a fim de serem encontradas e vistas como relevantes pelo público.

Fato é que as redes sociais e a internet transformaram para sempre a maneira com que nos comunicamos e isso reflete também em como se vende e compra.

No cenário atual, investir na internet com a criação de conteúdos relevantes é a forma mais rápida e eficiente de melhorar a imagem da sua empresa na internet, consolidar a marca, aumentar as vendas e captar e fidelizar clientes

Por fim, lembre-se: localize seu público e o que ele consome e, ao obter essas informações,busque comunicá-lo de forma direta.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto