Acreditar que as pessoas estão na internet porque gostam de ver anúncios é o mesmo que pensar que as pessoas assistem futebol por causa dos intervalos.

É por isso que anunciar a sua empresa ou serviço é algo importante, mas não é suficiente para fazer o seu negócio vender mais. O anúncio atrai, mas o que fideliza um cliente é o conteúdo.

Na internet, as coisas funcionam da seguinte maneira: as pessoas te dão atenção em troca de algo de valor. Isso pode ser uma informação útil, uma pequena solução, uma sensação boa causada por uma imagem atrativa ou por um desejo despertado, etc.

É preciso entender que, quando se trata de vendas, a internet funciona como um leilão. O objeto leiloado é a atenção do público e a concorrência está sempre dando lances altos e chamativos. Na hora de anunciar, seu negócio disputa a atenção de um possível cliente com a mensagem que ele recebe de um amigo, uma notificação do YouTube, um vídeo engraçado de um gatinho e muitas outras coisas.

Para isso, podemos nos valer de uma coisa chamada de marketing de conteúdo, ou inbound marketing, que consiste em engajar o público-alvo e crescer a rede de clientes por meio de conteúdos relevantes. Nesse modelo de marketing, o essencial é entregar algo de valor, melhorar a percepção das pessoas sobre o seu negócio e transformá-las em alguma medida.

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Como aplicar o marketing de conteúdo no meu negócio?

Abaixo, listo algumas formas de aplicar esse tipo de marketing no seus negócios:

Você tem uma padaria ou comércio que envolva alimentação? Que tal, ao invés de apenas avisar nas redes sociais que você vende pão fresco e tortas, mostrar um pouco do processo de produção? Compartilhe com o público a singularidade dos seus ingredientes ou do processo diferenciado de fabricação. Mostre para eles que não se trata de mais uma torta, mas da torta do comércio X, que é diferente de todas as outras.

Além de gerar valor através da informação, é possível fazer isso através do desejo. Se você tem uma empresa que trabalha com objetos de desejo como alimentos, beleza ou luxo, uma opção é trabalhar com imagens de alta qualidade que despertem sentimentos favoráveis na sua audiência.

O objetivo do marketing de conteúdo é despertar uma percepção positiva da sua marca através da geração de valor, que pode ser uma informação nova, um sentimento positivo ou uma sensação de familiaridade. As pessoas tendem a comprar itens de marcas que lhes sejam familiares ou que lhes agradem, e é importante usar isso a favor do seu negócio.

Uma coisa é certa: após ter contato com o seu conteúdo, seu cliente precisa ser transformado em alguma medida. Vamos usar a criatividade para isso?