2019 foi marcado por inúmeras inovações nas redes sociais: tanto no que diz respeito às ferramentas em si, quanto às políticas de uso das plataformas. Quem não lembra do fim dos likes do Instagram?

Pois é, muita coisa aconteceu e a tendência é que 2020 não fique para trás! Tanto que resolvemos aproveitar, já que estamos em dezembro, para falar sobre o que se pode esperar das redes sociais no próximo ano.

A ideia é ajudar você a se preparar para não deixar passar nenhuma tendência da internet no ano novo. Isso vai garantir que o perfil da sua empresa se mantenha sempre com conteúdos atuais.

Além disso, existem diversos outros motivos para você ficar de olho nas tendências de marketing digital e redes sociais que vem por aí. Então, que tal começar falando um pouco sobre isso? Vamos lá!

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Por que é essencial ficar de olho nas tendências?

Na internet tudo acontece muito rápido, e com as tendências que surgem no mundo digital, não seria diferente. Inovações e recursos novos aparecem todos os dias e é essencial estar por dentro de tudo para garantir a eficácia dos seus conteúdos e campanhas.

Considerando também a competitividade que existe nesse meio, é importante pensar numa forma de se destacar. E que forma melhor para fazer isso do que sendo o primeiro a lançar tendência nas redes sociais?

Além disso, ainda é importante conhecer os novos recursos com antecedência para garantir que você terá vantagem no uso dessas novidades em relação aos seus concorrentes. Isso fará o perfil da sua empresa ser percebido como inovador e, consequentemente conseguirá mais engajamento para seus conteúdos.

Agora que você já entendeu a importância de estar por dentro de todas as tendências, vamos te contar o que esperar para as redes sociais no próximo ano! Para isso montamos uma listinha com as principais tendências de 2020.

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8 tendências das redes sociais para você ficar ligado

24 horas de conteúdo ou conteúdos de 24 horas?

Uma das grandes apostas para 2020 segue sendo os conteúdos temporários, que são aqueles feitos para Stories do Instagram e Facebook, além do status do WhatsApp. Eles são ótimos por representarem uma forma rápida e eficaz de gerar engajamento.

Para você ter ideia, de acordo com uma pesquisa do site statista, o número de usuários ativos diariamente no Stories do Instagram dobrou de 250 milhões para 500 milhões entre junho de 2017 e janeiro de 2019.

E por essa razão, muitas empresas pretendem investir ou até já estão investindo em produzir um conteúdo de qualidade e seguindo as configurações dessas ferramentas que disponibilizam o conteúdo por tempo limitado.

Vídeo X Imagem

Para conteúdos de feed, na briga entre um conteúdo no formato de imagem X um em formato de vídeo, o segundo sai levando a vantagem no quesito engajamento e comentários dos seguidores.

Por isso, se deseja atrair atenção do seu público, é importante investir em conteúdos desse formato, priorizando a qualidade da produção e, claro, levando em consideração as preferências dos seguidores.

Troco likes

Quem não conhece essa história de “troco likes” que rolava demais entre os usuários do Instagram? Pois é… a boa notícia é que não vão mais atormentar você nos comentários dos seus posts com esse tipo de pedido.

Afinal, em 2020 os likes perdem um pouco a relevância. O Instagram foi o primeiro a abolir os números em prol de um objetivo principal: a experiência do usuário. Além disso, também tinha em mente a questão da saúde mental, assunto que vem ganhando cada vez mais força, inclusive no meio online.

Mas, a retirada desses números também teve como intuito de beneficiar as diferentes formas de anúncios. Por exemplo, antes o sucesso do publipost de um digital influencer podia ser feito pelo número de likes em um post.

Como esse número não é mais mostrado para o público, a forma de medir esse sucesso mudou: sem os likes, se torna necessário fazer parcerias por anúncios pagos dentro da plataforma.

Engajamento vai se tornar protagonista!

A evolução dos algoritmos vai possibilitando que as redes sociais percebam que tipo de interação entre o seguidor e o produtor de conteúdo é natural ou não. Por isso, surge a necessidade de produzir um conteúdo que de fato seja relevante para o seu público-alvo e que estimule o engajamento espontâneo dos seguidores do perfil.

CTAs que incentivem comentários no post ou o seu compartilhamento são uma boa estratégia para conseguir esse tipo de interação mais natural. Além disso, investir num formato que seja interessante e que o público sinta vontade de compartilhar.

Brand Voice: o que é?

Esse é um elemento fundamental que você deve se preocupar em garantir que sua marca possua. O Brand Voice nada mais é que a voz da marca, ou seja, o modelo de comunicação que sua marca vai usar para se comunicar com o público.

É importante definir que tom é pertinente ser usado. Sua marca tem uma pegada mais descontraída ou mais séria? E o seu público, que tipo de comunicação é mais interessante usar para lidar com ele? Tudo isso deve ser pensado na hora de definir o brand voice da sua marca.

Assim, em 2020, procure ter isso bem estabelecido, até para conseguir humanizar cada vez mais sua marca e com isso, se aproximar mais do seu público.

O comeback das comunidades

As comunidades já são antigas na internet, mas a tendência é que em 2020 elas ganhem cada vez mais força. Por isso, as empresas precisam começar a direcionar um olhar especial para esse público inserido nas comunidades.

O melhor é que aqueles que fazem parte de uma comunidade dividem interesses e gostos em comum e se encaixam num perfil de comportamento e compra semelhante. Isso tudo já facilita demais para uma marca se comunicar com esses usuários. A dica aqui é se utilizar dessa vantagem para para divulgar seus produtos e serviços, fortalecer a autoridade da marca, além de conseguir se aproximar dos clientes em potencial.

Os influenciadores que lutem!

Para 2020 é esperado que os influenciadores sejam cada vez mais autênticos. Já se sabe que esse público é importantíssimo para fazer parceria e divulgar sua marca, já que muitos consumidores compram com base na opinião desses influencers.

A diferença é que os seguidores agora já não aceitam mais qualquer tipo conteúdo, eles estão cansados de posts com temas repetitivos e pouco autênticos. Além disso, muitos estão de olho no posicionamento desses influenciadores.

Por isso, na hora de escolher um(a) parceiro(a) para a sua marca, é importante que os valores, posicionamento e discurso dele(a) seja condizentes com os da sua marca e, claro, do seu público.

Use e abuse das ferramentas

A grande tendência do momento é a valorização da experiência do usuário. Assim, é importante conhecer e se fazer presente em todas as ferramentas possíveis das plataformas digitais. Isso é uma ótima forma de conseguir se aproximar do seu público.

Oferecer um serviço dentro do Facebook ou do Instagram, evitando que o usuário tenha que fazer download de um app próprio da empresa e se dirigir para outro aplicativo, já garante mais satisfação desse público.

Agora que você já está por dentro das tendências das redes sociais para o próximo ano, sua empresa pode começar o quanto antes a se programar para não deixar passar nenhuma oportunidade de conquistar o público, conseguir mais engajamento e, consequentemente, converter mais vendas.

E aí, amigo, animado para as tendências do próximo ano?

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