A Black Friday acontece no dia 29 de Novembro e vem logo após a comemoração da Ação de Graças. Esse dia representa o início da temporada de compras para as comemorações tradicionais de fim de ano, como o Natal e Ano Novo.

Essa data teve início nos Estados Unidos, mas se espalhou por todo o mundo e é marcada pelas promoções significativas em lojas de diversos segmentos, tanto as que são físicas quanto as que existem apenas no universo online.

Para os e-commerces, ainda há a Cyber Monday, que acontece na primeira segunda-feira logo após a Black Friday. Ela é voltada para incentivar a compra online e rapidamente se tornou um dos maiores dias de compras neste modelo.

Mas como aproveitar a Black Friday e a Cyber Monday da melhor forma para conseguir alavancar as vendas? Quais as estratégias de marketing digital são mais eficazes para datas desse tipo?

Esse artigo vai te ajudar a entender tudo o que você precisa fazer para aproveitar ao máximos essas datas. Para isso, criei uma lista contendo 5 estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas na Black Friday.

É só continuar lendo para conferir!

Black Fraude

Não, o título não está escrito errado. A Black Friday realmente recebeu esse apelido por conta de propagandas enganosas promovidas por certos estabelecimentos. Muitas lojas aumentam seus preços antes dessa data para depois promover falsos descontos.

De acordo com o site Reclame Aqui, em 2015, foram mais de 2 mil reclamações, a maioria relacionada com propaganda enganosa. Nas redes sociais, foram mais de 164 mil menções à data, sendo que 36% dessas menções foram negativas.

Então fique atento, apesar de querer aproveitar a data para aumentar seus lucros, é importante ser sempre transparente com o consumidor. É melhor oferecer descontos menores do que falsos descontos enormes.

Agora que já falei da importância da data e também da necessidade de promover uma Black Friday “limpa”, vamos ao que interessa: as estratégias de marketing que vão fazer o seu negócio online bombar!

5 estratégias de marketing digital para usar durante a Black Friday

Para você que tem um negócio online e ainda está meio perdido quanto ao que fazer para aproveitar ao máximo a Black Friday, quero dizer que seus problemas acabaram! hahaha \o/

Dá uma olhada nessa lista que criei para te ajudar a entender como usar estratégias do marketing digital em seu favor durante a Black Friday e a Cyber Monday:

1. Verba

Antes de começar qualquer estratégia voltada para essas duas datas, é importante definir a verba que você terá disponível para as ações que deseja realizar e que seja condizente com a sua meta de vendas.

Vale ressaltar que você precisará fazer um bom investimento se quer se destacar e ser visto, pois todas as outras lojas virtuais também estarão fazendo o possível e o impossível para aparecer.

2. Black Fraude NÃO!

Lembra o que falei sobre as falsas promoções que muitas lojas fazem durante a Black Friday? Por causa delas, alguns consumidores começaram a ficar com um pé atrás quanto às promoções oferecidas nesta data.

Assim, é importante que você transmita confiança aos seus compradores. Mostre que o seu negócio preza por promover uma Black Friday verdadeira e honesta e crie conteúdo para as redes sociais que passe essa ideia aos seus seguidores.

3. Vídeo Marketing

Outra estratégia interessante, que ajuda inclusive a reforçar o item anterior, é a criação de um vídeo marketing apresentando alguns produtos que serão vendidos por preços promocionais na Black Friday.

O ideal é que esse vídeo seja gravado por você mesmo, no seu celular e de forma mais amadora. Isso porque, a intenção é fazer com que o público veja que há uma pessoa de verdade por trás daquele perfil e que a loja é de fato real. Nada melhor para passar segurança e transparência, certo?

4. Ofereça Benefícios

Se você quer atrair mais pessoas para sua página, que tal oferecer um benefício para aqueles que compartilharem os conteúdos referentes a Black Friday? Um cupom promocional pode ser uma boa nesse caso!

5. Segure o cliente que chegou através da Black Friday!

Digamos que a Black Friday chegou e você conseguiu alcançar sua meta de vendas. Ótimo! Mas como fazer para incentivar que aqueles que conheceram sua página por causa das promoções, voltem a comprar no futuro?

Uma estratégia interessante é oferecer um desconto para o mês de dezembro para aqueles que fizeram alguma compra na sua loja no dia da Black Friday. Você pode até usar o natal como forma de incentivar essa compra!

Agora que você já sabe táticas para aproveitar ao máximo a Black Friday e a Cyber Monday, chegou a hora de botar em prática! Já começou a falar sobre essas datas nas suas redes sociais? Se ainda não, corra que já passou da hora!

Ah! E depois comenta aqui no post se você usou alguma dica que dei e como foi a Black Friday para o seu negócio. Estou curioso!

Até a próxima. 🙂

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