Cerca de 40 mil usuários tiveram seus dados expostos no aplicativo MM Filmes HD Pro na semana passada. Entre essas informações estão nome, endereço de e-mail, senha de login e até o número do telefone. A responsável pelo aplicativo também oferece outros apps de filmes na Google Play Store. Ainda não se sabe as causas que levaram vazamento de dados, mas, segundo os usuários, isso não poderia ter acontecido de forma alguma. Continue a leitura para entender mais sobre este caso.

Assistindo em smartphone
Fonte: Pexels.com

O que é a MM Filmes HD Pro

O MM Filmes HD Pro é um aplicativo oferecido pela Google Play Store, cuja desenvolvedora é Pop My Cash. A função do app é oferecer filmes, sejam eles antigos ou últimos lançamentos, assim como acontece com a Netflix.

Ao se cadastrar, o usuário precisa disponibilizar alguns dados importantes, como nome completo, data de nascimento, e-mail mais usado, endereço e telefone. Todas essas informações devem ser criptografadas para garantir o sigilo e assegurar as pessoas que disponibilizam seus dados na plataforma.

Ao saber do problema, a Google retirou rapidamente o app da loja, para que ninguém mais tivesse acesso ao download. Ao todo, foram 39.470 pessoas cadastradas como usuárias. O vazamento pode acarretar em diversos problemas para elas, que podem ser pequenos ou mais sérios. Além disso, o alerta vale para todas as pessoas que têm qualquer tipo de cadastro na internet.

Aplicativos no Android
Fonte: Pexels.com

O que o vazamento pode acarretar

Muitas pessoas possuem a mesma senha em diversos aplicativos, e-mails e redes sociais. A estratégia de uma senha única para todas as plataformas, é muito utilizada para evitar o esquecimento por parte dos usuários. Decorar uma única senha geralmente é mais fácil que ter uma senha para cada serviço online usado.

Porém, segundo especialistas, esta estratégia pode acarretar em plataformas hackeadas, uma vez que, ao descobrir acesso de uma conta, é muito provável que eles busquem por outros sites, na tentativa de conseguir acessar e buscar dados de lá também.

Por isso, especialistas recomendam que sejam usadas várias senhas, para que esse tipo de vazamento não ocasione em grandes perdas, já que estamos todos sujeitos a ter dados acessados na internet.

E você, amigo, acredita estar protegido?

Posts Relacionados