Dia 8 de março é considerado o dia internacional da mulher, uma data que serve para lembrar da luta constante pelos direitos iguais. Entretanto, na prática, o cenário ainda está longe de ser o ideal. Uma pesquisa recente mostrou que as mulheres ainda são minoria nos conselhos de empresas, fato que influencia diretamente nas operações das organizações.

Para que isso se modifique no futuro, muitos países então começando a impor obrigações legais para que mulheres possam ocupar posições de níveis hierárquicos mais altos. E essa preocupação se estende também ao Brasil, pois os homens ainda são uma maioria esmagadora nos cargos de liderança.

mulheres minoria conselhos empresas

Criação de novas leis

Com a proposta de dar mais espaço para as mulheres nas corporações, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou ainda em 2017 uma medida que exige pelo menos 30% de mulheres nos conselhos administrativos de empresas do setor público. O objetivo é que esse percentual seja alcançado já em 2022.

A proposta visa seguir o exemplo de outras nações, como a Noruega. O país europeu alcançou excelentes resultados quando passou a exigir que as empresas dessem mais espaço para as mulheres. Em 2002, apenas 6,8% ocupavam cargos em conselhos de administração. Das 611 empresas que estavam sujeitas à lei, 470 não tinham mulheres nos conselhos. Com as novas imposições, as metas foram atingidas em seis anos.

mulheres minoria conselhos empresas 01

Participação das mulheres

A Noruega é o país que apresenta os melhores números de mulheres ocupando cargos em conselhos administrativos, embora os homens ainda estejam em 60% das vagas. Os cinco países no topo do ranking são todos europeus: França, 31%; Suécia, 30,2%; Finlândia, 29,6%; e Dinamarca, 23,8%.

O Brasil ocupa apenas a 17ª posição, com 7,2% das mulheres em cargos de maior importância. Christiane Aché, diretora do Pós-MBA Advanced Boarding for Women (ABP-W), em São Paulo, defende a criação de cotas para as mulheres, mas que isso seja utilizado preventivamente até que a situação esteja equilibrada.

E aí, amigo, o que você acha que pode ser feito para reverter essa situação?

Posts Relacionados