Após meses de rumores, finalmente o WhatsApp lançou na última quinta-feira (18) uma versão para pequenas e médias empresas na Play Store. O novo aplicativo se chama WhatsApp Business e permite que as marcas criem perfis profissionais na plataforma para entrarem em contato com os seus clientes.

Segundo a empresa, o objetivo da nova versão é acabar com a estranheza de se conversar com uma pessoa estranha no aplicativo sobre assuntos comerciais. Além disso, utilizar o WhatsApp ao mesmo tempo para fins pessoais e profissionais acaba limitando a privacidade do usuário ao compartilhar determinados conteúdos na função status, por exemplo. Com o WhatsApp Web, os donos de negócios terão a oportunidade de criar perfis profissionais de verdade e terem acesso a recursos projetados especificamente para esse público.

whatsapp business

Recursos do aplicativo

Entre os recursos do novo aplicativo, está a possibilidade do perfil comercial ser acompanhado de informações como uma descrição das atividades comerciais da empresa, endereço físico, e-mail e website. Um sistema de respostas prontas para perguntas frequentes também poderá ser criado pelo usuário para facilitar o processo de atendimento, evitando que seja necessária a digitação do mesmo texto sempre. Além disso, os profissionais ainda receberão estatísticas sobre a leitura de suas mensagens e poderão utilizar o WhatsApp Web normalmente.

Com todas essas informações, as empresas poderão passar uma imagem mais profissional já que dessa forma os clientes saberão que estão se comunicando com uma empresa e não com um número de telefone desconhecido. Assim como no Facebook e Twitter, posteriormente as marcas poderão ter as suas contas autenticadas para gerar mais confiabilidade, evitando perfis fakes.

whatsapp business 01

As empresas no WhatsApp

Para se comunicar com as empresas, os usuários não precisarão fazer nada de especial. Além disso, assim como qualquer outro tipo de perfil comum do WhatsApp, os das empresas também poderão ser bloqueados e reportadas como propagadores de spam. O aplicativo afirma que atualmente mais de 80% dos pequenos negócios no Brasil e na Índia utilizam o WhatsApp para se comunicar com seus clientes.

Apesar disso, os dois países ainda não podem usar o WhatsApp Business. O download e o uso da ferramenta por enquanto está liberado apenas na Indonésia, na Itália, México, Reino Unido e nos Estados Unidos. Porém, o mensageiro afirma que nas próximas semanas o aplicativo será liberado para o resto do mundo.

E aí, amigo, você está ansioso para utilizar o WhatsApp Web na sua empresa?

Posts Relacionados