Não é só o consumidor que muitas vezes escolhe um produto levando em consideração apenas o preço. Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo E-Commerce Brasil, maior portal brasileiro de e-commerce, para os lojistas o preço é determinante na escolha da plataforma de o e-commerce.

Esse dado já era esperado antes do desenvolvimento da pesquisa, mas apenas no último dia 24, quando o resultado foi divulgado, é que foi possível ter a confirmação. O levantamento contou com a participação de 213 varejistas, que responderam espontaneamente a um questionário online.

preco determinante lojistas escolha plataforma ecommerce

Números da pesquisa

Os números da pesquisa revelaram que 40% dos participantes deram nota 5 (numa escala de 0 a 5) no grau de importância do preço na escolha da plataforma para o e-commerce. Dos 213 entrevistados, 30% deram nota 4 e 25% atribuiram nota 3. Apenas 4% revelou que levam em consideração outros fatores que não sejam o preço na hora de decidir a qual plataforma de operação online.

Das pessoas que trabalham com loja virtual, 60% revelaram que esse custo impacta diretamente no faturamento da empresa. Quando questionados quanto ao modelo de cobrança, 93% disseram que o que mais agrada é pagar uma porcentagem em cima da transação com limite. Outros 35% preferem pagar um valor fixo mensal, seja por transação ou por mês.

preco determinante lojistas escolha plataforma ecommerce 01

A importância da plataforma

Embora a maioria dos entrevistados tenha revelado que o preço é o fator determinante na escolha da plataforma, a quantidade de varejistas que trocou de programa devido ao custo é muito pequena em relação ao total. De todas as mudanças, apenas 13,9% ocorreram por essa razão, enquanto que 58% foi devido à necessidade de criar mais recursos em outro endereço.

Problemas técnicos também influenciam bastante, tendo em vista que 27% dos lojistas trocaram de plataforma por esse motivo. E esses números são importantíssimos para empresas que fornecem hospedagem para e-commerce, pois os resultados da pesquisa podem ser usados para a criação de estratégias de marketing e estruturação da empresa.

E aí, amigo lojista, qual o maior motivo para você escolher sua plataforma para e-commerce?