Você quer saber tudo sobre como usar palavras-chave poderosas para o Google?

Está escrevendo e quer aparecer lá no topo das buscas?

Então está no lugar certo…

como usar palavras chave poderosas

Quando o assunto é colocar um artigo que está escrevendo no topo do Google, existe uma gama de coisas que você deve fazer, porém, uma das mais importantes é a escolha adequada das palavras chave. Para isso, partir de uma estratégia é o primeiro passo. Planejar a boa execução dela nem se fala. Sendo assim, ter conhecimentos básicos (e clássicos) de marketing é fundamental. Conhecer o seu negócio e o perfil de seus melhores clientes é item obrigatório para que você faça um excepcional trabalho de SEO na escolha de suas palavras-chave. Se você está procurando saber mais sobre palavras-chave, vem comigo que vamos explorar tudo sobre o assunto, vamos lá?

Vamos falar sobre:

  1. O que são palavras-chave e porque é obrigatório saber tudo sobre elas
  2. O seu objetivo e a estratégia para conseguir alcançá-lo através das palavras-chave adequadas
  3. Qual a diferença entre palavras-chave head tail e long tail
  4. O que é ZMOT e como aproveitá-lo para vender mais pela internet
  5. O poder dos títulos e como as palavras-chave interferem neles
  6. Como selecionar as melhores palavras-chave para seu negócio
  7. Ferramentas poderosas para pesquisas de palavras-chave
  8. Conclusão

 

O que são palavras-chave e por que saber tudo sobre elas

A palavra-chave é o item mais importante para que seu conteúdo seja encontrado na internet. É ela que o Google, por exemplo, leva em consideração na hora de apresentar os resultados de busca para uma pessoa.

Ela é importante para a composição dos títulos de seus posts, assim como para o desenvolvimento dos seus textos.

Escolher a palavra chave adequada, pode te colocar direto no topo dos resultados do Google, e de quebra, lhe garantir muitos cliques.

É importante você saber a diferença entre Head Tail e Long Tail (explicarei mais adiante o que é cada uma). Outro item que não pode faltar é a aplicação desta palavra-chave ao longo de seu texto, pois ela deverá ter a marcação HTML adequada, falaremos disso mais abaixo também. Na sequência, falaremos sobre o seu objetivo e a estratégia para alcançá-lo com o uso das palavras-chave.

No final darei alguns exemplos práticos de ferramentas e métodos para você montar sua lista de palavras-chave.

Qual a diferença entre palavras-chave head tail e long tail

Quando o assunto é palavra-chave, dividimos elas em dois grupos, aos quais chamamos de palavras de head tail e long tail. Entender a diferença entre cada um, te ajuda muito na hora de definir a sua estratégia.

Palvras de head tail

Palavras-chave de head tail são aquelas que definem termos gerais como: oficina, cirurgião dentista, carro usado, seo, palavra-chave. São as que mais têm volume de busca no Google, porém, são as mais disputadas. Ranquear um artigo em primeiro, usando como única estratégia a palavra-chave head tail pode e dá uma canseira. Sendo assim, não dependa exclusivamente delas e pense em explorar ao máximo o poder das palavras de long tail.

Palavras de long tail

Palavras-chave de long tail são conjuntos de textos com termos mais específicos, como: oficinas de caminhão em São Bento, exercícios para um iniciante em bateria, melhores hotéis de Recife. Você notou a extensão da busca? Perceba o nível de detalhe da “palavra-chave”. Imagine a quantidade de combinações que você pode fazer neste grupo de palavras de long tail.

O grupo de long tail te permite explorar um universo onde a disputa pelo ranqueamento é menor.

Negócios inteiros foram criados com o conceito de long tail. Um exemplo é o próprio ITunes. Onde se oferta os mais diferentes tipos de músicas e ganha-se no volume e variedade ofertada.

Agora que você conhece as duas abordagens, explore ao máximo o poder de cada uma em busca do seu objetivo.

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Objetivo e estratégia – escolhendo as palavras-chave adequadas

Definindo a estratégia – O começo de tudo

Eu só estou escrevendo este texto para você, dentro do canal Digaí, porque existe uma estratégia por trás disso. Eu não acordei e decidi por conta própria escrever sobre palavras-chave. Além disso, como você deve ter percebido, existem inúmeros outros artigos na internet que abordam o assunto, mas cá está você lendo este. Isso é um sinal de que a estratégia por trás da criação e divulgação do conteúdo funcionou. É isso que você deve ter bem estabelecido antes de começar a produzir seus conteúdos e principalmente, na hora de selecionar as palavras-chave que irá focar.

A nossa estratégia é trazer para nossa comunidade Digaí as pessoas interessadas neste mercado de internet. Principalmente as interessadas em alavancar seus negócios utilizando a internet como canal de marketing. Trazendo você para o canal, ganhamos força propulsora para “o recado que temos a dar” e assim garantimos a proximidade com as pessoas certas para nossos objetivos.

Buscando as pessoas certas para o seu objetivo

Não preciso de superpoderes para saber que você gera conteúdo e está buscando uma forma de melhorar sua posição no Google através da melhor escolha de palavras. Pode parecer óbvio, mas ter isso em mente na hora de selecionar as palavras-chave que você irá focar, pode fazer toda a diferença.

O portal Digaí tem um foco bem definido e uma estratégia para conseguir cumprir com este objetivo.

O objetivo é ser referência nacional em marketing digital.

A estratégia de geração de conteúdo para você, envolve uma atenção especial ao seu perfil pessoal e profissional.

Para e pense, como você chegou neste artigo? Vai! Em detalhes por favor.

Você tem um objetivo ligado a sua principal atividade hoje e precisa melhorar a forma como trabalha suas palavras-chave, não é mesmo?

Desta forma, você pretende ficar melhor ranqueado no Google e conseguir o maior número de cliques possíveis para consequentemente vender mais. Estou certo?

Se eu não estiver certo, sua estratégia não envolve venda e isso pode acontecer.

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Estratégia para conseguir visitantes

Então te pergunto, qual é sua estratégia? Como você pretende atingir o objetivo que traçou?

Se não conseguir responder facilmente estas perguntas, defina o objetivo e preste atenção especial na estratégia que irá seguir.  

Se você é um Guitarrista e quer começar a vender suas aulas online, uma possível estratégia é oferecer aulas básicas gratuitas. As palavras-chave que você deverá trabalhar terão de estar direcionadas aos questionamentos que um novato na guitarra se faz.

Ou você pode fazer diferente. Vender sem necessariamente empurrar o produto.

Exemplo de estratégia de palavras-chave

Vamos aos exemplos?

Como aliviar as dores nos dedos após o estudo de guitarra

Se o professor de guitarra escreveu um artigo ou fez um vídeo sobre dores nos dedos, aplicou todos os princípios de otimização de busca, incluindo o cuidado especial com a palavra-chave. Eu, como novato, aprendendo guitarra, vou chegar neste professor através de uma dor específica minha como aprendiz de guitarrista, literalmente.

Ainda que eu não esteja buscando especificamente o curso de guitarra, eu sou um potencial aluno, porque se sinto dores, é muito provável que eu esteja começando a estudar. Você não acha que é uma excelente oportunidade de chamar a atenção de quem está começando a tocar os primeiros acordes?

Se você for defensor de uma causa específica como “A morte do Facebook“, sua estratégia já será angariar partidários para a causa.  

Entre no âmago dos seus potenciais clientes, antecipando as perguntas que eles se fazem e transformando-as em palavras-chave. Isso vai te ajudar a definir uma enorme lista.

Abuse das palavras long-tail para dar um bom suporte para sua Headline.

Use o interesse das pessoas como isca (estratégia de marketing conhecida como inbound marketing).

A ideia principal é aproveitar o momento zero (ZMOT – Zero Moment of Truth) da intenção da pessoa, como gatilho para começar a prospecção do seu serviço ou produto.

O que é ZMOT?

Ah, meu amigo, ZMOT não é um novo modelo de celular, não! Como você deve ter visto acima é uma sigla que significa Zero Moment of Truth ou momento Zero da Verdade em nosso bom português. Este termo foi cunhado pelo próprio Gigante Google em 2011 para definir aquele momento em que você busca a solução para o seu problema.

O momento zero da verdade é a hora H da busca

Falando em problema, que tal mulheres grávidas? Enfim, homens ou mulheres já viveram ou um dia irão viver uma gravidez e todos nós sabemos que grávidas têm uns desejos que sabe-se lá de onde vem, não é? Pois bem, uma mulher grávida ou um marido de mulher grávida é um verdadeiro poço de “ZMOTS”. Quer ver?

Domingo à noite, você está se preparando para dormir quando aquele lindo ser que tens em seu ventre, uma cópia sua, fala com uma voz de dengo que quer um sorvete de Bacon! Você fica com aquela cara de picolé de azeitona e se pergunta, onde eu vou arrumar um sorvete de bacon às 10 horas da noite de um domingo? Se você não for direto para internet buscar, eu não sei mais o que você pode fazer. Lá está você com o seu Momento Zero da Verdade (ZMOT). Entendeu?

Ainda que você não esteja com uma barrigudinha do lado, ou não seja a própria, faz o teste vai! Dê uma “Googlada” agora em sorvetes de bacon em São Paulo e veja o que aparece.

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Os resultados da busca como oportunidade

Esta é a essência do momento zero da verdade na jornada de compra daquela pessoa que você quer atrair para seu negócio. É o momento em que a necessidade faz ela entrar em ação e buscar a solução para o “problema” que está enfrentando naquele exato momento. Uma excelente oportunidade de fazer aquele teu conteúdo, com a palavra-chave bem trabalhada brotar lá no topo das buscas.

p.s.: Eu, por exemplo, estou aqui em João Pessoa e se tivesse de achar um sorvete de bacon por aqui eu estaria ferrado, porque não apareceu resultado algum. Ops! Uma ótima palavra-chave para trabalhar por aqui hehe.

O poder dos títulos e como as palavras-chave interferem nele

“Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola

Sou eu assim sem você.”

Título sem palavra-chave, pode entrar na lista da canção também, ainda mais se forem títulos de conteúdo para internet.

Os títulos são poderosos, ou ao menos deveriam ser. Além de ser o primeiro item que os robôs de busca consideram antes de indexar um conteúdo, são eles que os seres humaninhos também leem logo de cara. Então foque 80% do esforço da geração do seu conteúdo no título e palavra-chave que irá utilizar. Às vezes, a troca de uma palavrinha faz seu conteúdo bombar. Estou falando de uma palavra.

Na hora de criar títulos poderosos usando palavras-chave, lembre-se dos seguintes itens:

  • O perfil do seu cliente – Quais são as dores que ele tem e precisam ser resolvidas? Como ele busca isso na internet? Pense sempre em como ele se refere ao problema e não como você o vende. Pense nas palavras que ele usa para se expressar ou buscar uma solução. Sendo tecnicamente mais específico, conheça mais sobre o que é Inbound Marketing e a criação de buyer personas. Em resumo, procure trabalhar termos populares para seu público.
  • A jornada de compra de seu cliente – Aqui, uma vez que você já sabe sobre o ZMOT, utilize este conhecimento para estudar como é o processo de compra de seu cliente. Como ele considera comprar o que você está oferecendo. Como ele busca por estas informações na internet. Vale tudo, a situação em que ele se encontra, o lugar que ele está, a hora, hábitos e por aí vai, tudo é gatilho para você pensar nas palavras-chave que irá utilizar naquele conteúdo.
  • Gatilhos Mentais – Entender a psicologia humana também vai te ajudar a criar títulos poderosos. Invariavelmente, todos nós somos movidos por algo, nossa motivação está sempre relacionada ao nosso pensamento. Para aproveitar esta força e melhorar ainda mais a forma como você usa as palavras, conhecer este poderoso mecanismo mental, te dará ainda mais força para não só usar as palavras-chave no ranqueamento, mas também para conseguir cliques.

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Como selecionar as melhores palavras chave 

Sabendo de tudo que coloquei aqui neste texto, a pergunta inevitável é: “Como eu seleciono as melhores palavras-chave para meu negócio?”.

Vamos à resposta?

Primeiramente, você vai ter de estudar o máximo que puder todos os assuntos que abordamos acima. 

Infelizmente, não existe uma fórmula. O que existe são boas práticas e todo o conhecimento clássico de marketing que hoje está sendo aplicado ao universo digital.

Mas calma! Para te ajudar na missão de escolher as melhores palavras-chave vou listar algumas ferramentas que utilizo.

Fique à vontade para comentar outras que por acaso eu não tenha listado. Vamos lá…

Ferramentas para selecionar as melhores palavras chave

Semrush  – Uma das principais ferramentas de SEO da internet.Possui análise de palavra-chave e permite você verificar qual é a palavra mais difícil ou mais fácil de se ranquear.

KeyWord Planner CoSChedule

KeyWord Planner Google – Tendenciosa, mas não pode ficar fora da lista

Youst – Plugin Para wordpress

Kingsumo Headlines – Plugin para WordPress

Material Extra:

Palavras chave e a estrutura de um bom título – Dica do Murillo.

Vídeo do Felipe Pereira falando sobre o que é Inbound Marketing

Artigo de Murilo Battisti falando sobre quebra de padrão para vender mais pela internet.

Fontes:

Momento Zero da Verdade – HandBook by Google

E aí, amigo, que tal agora utilizar todas essas dicas e materiais que passei e pôr em prática na sua estratégia de marketing?

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