A definição de SUCESSO varia muito em função do que se quer com ele. Para algumas pessoas é status profissional, para outras 7 dígitos em dinheiro na conta bancária, para outras, qualidade de vida para si e para a família. Enfim, depende muito do que está em jogo. Há mais de 1000 anos antes de Cristo, o rei Davi de Israel disse uma célebre frase: A sua boca fala do que seu coração está cheio.

 

Independente do que o sucesso significa a busca por ele é constante e em alguns casos chega a ser desordenada. Falta um projeto, falta foco, falta disciplina. A busca acaba sendo do sucesso pelo sucesso. E um objetivo que poderia ser genuíno acaba sendo leviano. Mas uma coisa é certa: O sucesso não ocorre por acaso. Não é uma corrida e 100 metros rasos. É uma jornada, uma maratona.

 

Depende diretamente de escolhas e estas trarão o sucesso como consequência e não como objetivo.

 

            Qual é a chave para o sucesso?

 

A resposta, segundo o autor Gabriel Silva é: A.T.T.I.T.U.D.E

 

 

A.T.T.I.T.U.D.E

         Do ponto de vista sonoro, essa palavra diz muito para quem busca sucesso. Realmente é preciso agir, executar o planejado. Mas vendo como ela é escrita traz certa estranheza. Escrita com dois T’s e apresentada como uma sigla? Por quê?

 

Trata-se de uma sigla sim. Elaborada pelo escrito Gabriel Silva, cujo livro onde está explicado o que significa essa sigla leva o mesmo nome. Logo mais abaixo falarei sobre o jogo linguístico que envolve a pronúncia, a escrita, o significado da sigla e também do que se trata o livro:

 

            A.T.T.I.T.U.D.E – A Chave Para O Sucesso

 

 

 

QUEM É O CARA?

            Gabriel Silva é o nome do escritor deste livro. Só pelo currículo dele já dá para perceber que ele não é um teórico acadêmico. É uma pessoa que passa a credibilidade de ter vivido na prática o que se propôs a ensinar nas 190 páginas de sua obra. Nascido no interior de Minas Gerais, com muito esforço e dedicação chegaram a cargos de alto escalão na Nestlé do Brasil onde trabalhou por 34 anos (ou trabalha ainda..rs). Cursou desde a graduação até o M.B.A na área de negócios, ou seja, ele tem conhecimento técnico e prático da causa.

 

A.T.T.I.T.U.D.E é uma metodologia dita como completa para te ajudar a  desenvolver sua carreira profissional. Mas também é uma sigla no idioma inglês e o significado de cada letra é uma etapa do método. A = Abilities (Habilidades) T = Training (Treinamento) T = Time (Tempo) I = Image (Imagem) T = Threats (Ameaças) U = Union (União) D = Direction (Direção) E = Excellence (Excelência)

 

A metodologia de Gabriel tem base em dois pontos importantes que vai ao encontro com o que já foi dito em outros livros sobre o assunto.

 

  • As competências necessárias para se atingir o sucesso não são necessariamente inatas, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolvê-las, se não for inatas;
  • O talento é importante, mas não é essencial e imprescindível

 

 

 

O MÉTODO

Cada capítulo fala acerca de uma competência, uma letra da sigla. E em cada capítulo é falado o que é e o que fazer para desenvolver a aptidão descrita no referido capítulo, por exemplo: O primeiro capítulo é referente a letra A da sigla. Abilities = Habilidades. E neste capítulo o autor incentiva a pessoa a focar nas habilidades que já possui e desenvolver outras novas e como desenvolver novas habilidades.

 

No final de cada capítulo existe um plano de ação. Um exercício para você realmente pegar lápis ou caneta e escrever o que ele pede; com o objetivo de auxiliar o leitor no desenvolvimento da competência tratada no capítulo.

 

A sigla A.T.T.I.T.U.D.E nos remete ao principal componente para a jornada rumo ao sucesso. Querer o sucesso e pagar o preço para atingi-lo é algo que deve partir de cada um. Cada indivíduo deve ter as atitudes necessárias. E também ela se refere a uma ordem lógica de etapas a serem seguidas e realizadas que parte da Habilidade e chega até a Excelência.

 

Em outras palavras. O texto do livro é de falo um método. Um passo-a-passo para o desenvolvimento profissional. Não é uma garantia absoluta para o sucesso, mas é algo que vai te ajudar a chegar nesse objetivo.

 

Esse livro não é para você, se você:

 

  • Não quer desenvolver suas habilidades e aprender outras;
  • Não tem uma mente curiosa e que desejar o conhecimento
  • Não quer aprender a ser mais produtivo e administrar melhor seu tempo
  • Não almeja superar seus limites
  • Não deseja se livrar das armadilhas da mente humana
  • Não dá importância ao Foco nas metas

 

Se você, que leu até aqui, chegou à conclusão sincera de que este livro é para você. Então:

 

Tenha atitude e leia A.T.T.I.T.U.D.E

 

Eu te desejo SUCESSO!

Um grande abraço

Até a póxima