O WhatsApp anunciou a inserção de uma nova feature em sua plataforma que o aproximará ainda mais de se tornar um serviço monetizado. Segundo a empresa comprada pelo Facebook, em breve os perfis de empresas ganharão uma sinalização (em forma de ícone verde) para que o usuário comum saiba que está conversando com um perfil comercial.

Vale ressaltar o potencial que o aplicativo de mensagens tem como ferramenta de marketing digital no Brasil, visto que foi classificado como o app mais usado pelos internautas brasileiros em 2017 segundo uma pesquisa da CONECTA, desbancando assim, o Facebook. E não é de hoje que a plataforma tem ofertado novos recursos e tendências para o aplicativo que pode ajudar você a alavancar os seus negócios.

Contas Verificadas

Segundo o seu setor de perguntas e respostas (FAQ), o WhatsApp irá adicionar um recurso de verificação de contas, no qual as empresas que desejarem usar o aplicativo para comunicação com cliente serão identificadas e terão perfis personalizados como na imagem abaixo:

whatsapp perfis comerciais

Imagem obtida pelo portal “WABetaInfo”, com o novo ícone verde de conta verificada.

Além do ícone de sinalização, o WhatsApp informará ao cliente sempre que uma conversa com uma empresa for iniciada através de uma mensagem em amarelo dentro da própria conversa. Estas mensagens não poderão ser mais apagadas.

O usuário que já possuir números de empresas salvos na lista de contatos, verá o mesmo nome salvo por si quando adicionou o telefone da marca em seus contatos. Caso você não tenha o número, verá o nome que a empresa escolher.

Um alerta para as empresas: caso o usuário se chateie ou deseje interromper a comunicação com determinada marca, ele poderá bloquear o número da mesma quando quiser. É comum que o marketing exacerbado possa provocar esse tipo de situação.

Novidade em andamento

Para quem já ficou ansioso e quer testar a atualização, algumas contas já começaram a serem verificadas pelo WhatsApp e estão aparecendo aos usuários com o iconezinho ao lado. Ainda assim, a empresa afirma que a verificação de empresas por enquanto só está disponível para uma quantidade limitada de empresas que estão participando de um projeto beta.

Não sabemos se este pode ser o início de um “Whatsapp for Business”, embora o CEO Jan Koum já tenha destacado que as empresas, e não os usuários, pagarão a conta pelo serviço.

Será este o início de um novo modelo de telemarketing? O que você acha?