Você sabe como descobrir do que as pessoas gostam, consomem e buscam na internet baseado em localização? Sabe como isso pode ajudar a impulsionar os negócios da sua empresa? Dá pra conhecer muita coisa sobre o seu target só com alguns cliques, descubra a seguir.

Geolocalização: o que é?

Comunicar algo ao seu target, público-alvo ou persona, baseado em onde ele está no momento é uma estratégia de geolocalização. É possível localizar seu cliente potencial através do país, estado, CEP ou dados do GPS, seja para campanhas de branding, vendas, institucional ou até mesmo inbound marketing.

Poder identificar a localização do seu consumidor para entregar conteúdo relevante e contextualizado, seja em anúncios ou através de marketing de conteúdo, em tempo real representa uma mudança que os profissionais de marketing precisam acompanhar.

Nos últimos anos todos acompanhamos a introdução da geolocalização em redes sociais, um passo além das publicações sobre atualizações de status, comentários e interações. Além de descobrir o que as pessoas estão falando da sua marca, agora é possível saber quais delas fazem check-in no seu negócios ou em lugares próximos, quantas pessoas são impactadas por isso e muito mais dados relevantes para sua empresa. Use essa informação para criar relações mais fortes com o seu consumidor, e atrair novos clientes para seu negócio.

Você acha que a geolocalização é benéfica apenas para negócios físicos? Apesar de ser muito efetivo para esses casos, por exemplo quando queremos atrair pessoas em determinada região, essa estratégia também pode ser usada para aumentar sua visibilidade de marca.

Google: dados de geolocalização são preciosos para seu negócios. Foto: Google Mobile Day

Google: dados de geolocalização são preciosos para seu negócios. Foto: Google Mobile Day

Que dados a geolocalização para fornecer para melhorar o meu negócio?

Os dados de pesquisa, interações sociais, consumo de conteúdo, localização, utilização de aplicativos e várias outras informações são insights poderosos sobre os interesses e hábitos de consumo do seu público-alvo. Saber disso muda, inclusive, muitas estratégias tradicionais que os negócios utilizam em suas ações de vendas, relacionamento e marketing, além de poder comparar com os concorrentes.

Onde os consumidores vivem, trabalham, comem e até mesmo onde elas se divertem podem mudar os resultados das suas campanhas! Por exemplo, se você é dono de um hotel e quer anunciar em publicidade online. Não seria ótimo poder atingir pessoas que estão planejando alguma viagem para a cidade, curtem páginas relacionadas ao seu negócio e costumam se hospedar em hotéis? Pois bem, as plataformas de anúncio proporcionam ações assim! O mesmo exemplo se aplica para outros negócios da própria cidade, geralmente relacionados a turismo, onde é possível impactar pessoas que estão em viagem na cidade.

O poder do mobile ainda irá ultrapassar ainda mais as estratégias tradicionais de marketing e a internet que conhecemos hoje. Nós, profissionais de marketing, teremos acesso a inúmeras informações de como os consumidores interagem com aparelhos e produtos e oferecendo uma visão ainda mais clara de como eles se engajam com marcas e negócios.

Como usar a geolocalização para meu negócio

A melhor maneira de usar a geolocalização para impulsionar o seu negócio é contar para sua rede que o check-in é importante para você. Lembre-se sempre de avisar seus fãs e seguidores a fazer o check-in na sua empresa ou evento! Existem várias estratégias para encorajar essa “mídia gratuita” através dos aplicativos. Ofereça prêmios, brindes ou descontos com os check-ins no Foursquare (Swarm) ou Facebook.

Utilize os dados demográficos que as plataformas fornecem sobre os usuários conectados à sua empresa para promover e otimizar as suas ações de marketing. Por exemplo, se a sua empresa atende clientes especificamente em uma cidade, mas muitos fãs da sua página no Facebook são de outras cidades, pode ser um reflexo de alguma estratégia de marketing com falhas, uma campanha de publicidade com foco em usuários da cidade seria a melhor opção.

Quer saber o que seus clientes estão buscando sobre o seu produto ou serviço? O Google Trends é um ótimo local para ter insights de busca! Acesse a plataforma e insira as palavras-chave relacionadas para descobrir os assuntos relacionados, quantidade de buscas e regiões onde são mais pesquisadas.

A busca avançada do Twitter  também é uma poderosa ferramenta de geolocalização. Faça o teste: pesquise pelo nome da sua empresa ou produto que você oferece e adicione os filtros de localização, assim você terá os resultados de pessoas próximas à região selecionada.

Busca Avançada do Twitter

Use os dados do Foursquare e do Swarm para acompanhar quantas pessoas visitam sua empresa e lugares próximos, leia os comentários e avaliações de clientes e esteja sempre incentivando seus clientes no check-in.

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Dica: muitos empresários não sabem que suas empresas já estão no Foursquare. Fique de olho e pesquise pelo nome e acompanhe os comentários, quais são os clientes que mais visitam e veja as avaliações com comentários!

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No Facebook os dados são ainda mais preciosos! Se a sua página estiver na categoria Local, uma nova aba de informações é disponível para visualização. Na área de insights é possível saber mais sobre as pessoas que estão nas imediações do seu negócio, desde os horários de pico de acesso a dados demográficos, como idade, gênero e distância.  

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Parece coisa de doido, mas os dados são confiáveis e são muito importantes! Muitos profissionais não sabem que têm acesso a essas informações.

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Quer saber quais são os horários onde o fluxo de pessoas é maior próximo ao seu negócio? O Facebook mostra!

O futuro da geolocalização para negócios

Os consumidores já abraçaram seus smartphones, e não vão largar tão cedo. Agora é a hora das empresas aprenderem a utilizar todos esses aplicativos, plataformas e estratégias de marketing baseadas na localização para atrair consumidores. Usamos o Google Maps e o Waze para direções, o Yelp para avaliação de restaurantes e o Foursquare para descontos e outros benefícios. Todos esses aplicativos utilizam a geolocalização, qual será a sua estratégia para cada um deles?

Digaí, já sabe como vai usar essa tecnologia para atrair e conhecer melhor os consumidores, otimizar suas estratégias de marketing e mostrar para seus concorrentes que sua empresa está na frente? Deixe seu comentário e acompanhe todos os artigos sobre o assunto por aqui. Um grande abraço!