Saudações a você que me empresta alguns minutos do teu tempo e da tua atenção para ler este post a respeito da série que estou fazendo sobre se congressos online funcionam ou não. Vamos em frente! Este é o terceiro post da série, e nele eu digo o que você precisa saber para que o teu congresso seja um sucesso para o teu público.

 

Fazendo uma analogia com o corpo humano, é de conhecimento básico e geral que o corpo humano se mantém ereto, em pé, graças ao bom funcionamento – com uma analogia muito simplista aqui – entre cérebro, coluna vertebral e pernas. As pernas só conseguem locomover o corpo ao receber o comando do cérebro e este comando passa pela coluna vertebral e tem sua execução nas pernas com o caminhar, correr, etc. Em um congresso online, a coluna vertebral é o teu público alvo, ele mantém o teu projeto em pé. Mas o cérebro, o que comanda as suas ações, deve necessariamente ser o teu Porquê, é ele quem vai coordenar a caminhada do teu projeto ao longo do percurso de toda a estratégia e realização do evento. E as pernas são todas as etapas que devem ser feitas.

 

A harmonia entre a verdadeira causa, o público-alvo, as etapas e ações que você deve tomar para realizar essa caminhada resultarão no bom funcionamento do Congresso Online.

 

 

A Coluna Vertebral do Teu Congresso Online

 

Seguindo a lógica da analogia citada acima, eu já falei sobre o cérebro na semana passada. A coluna é o teu público-alvo, e é em função dele que o teu congresso vai ficar de pé e, consequentemente, vai caminhar. Como escolher o público-alvo? Escolha primeiramente uma fatia de mercado – conhecida também como nicho – em que você deseja fazer o congresso. Não vou entrar aqui nos detalhes sobre a escolha do nicho, senão esse vai ficar gigantesco, e posso acabar perdendo o foco 🙂

 

Depois de ter escolhido o nicho, trace o perfil desse público-alvo levando em consideração informações importantes de caráter profissional e relevante para o teu congresso. Há um tempo eu escrevi aqui sobre O que Você Vende e Para Quem Você Vende. Nesse texto eu falo sobre algumas características a respeito do público. Está longe de ser a verdade absoluta, mas pode te ajudar e inspirar a traçar o perfil do público-alvo do teu projeto. Leia lá. Trace esse perfil e defina a Coluna Vertebral do teu Congresso Online.

 

 

As Pernas

 

Como eu disse, as pernas são compostas pelo agrupamento das etapas. Então vamos definir essas pernas.

 

Quando vai acontecer? Definas as datas de realização do congresso.

 

É muito provável que você já tenha participado de um congresso online. Seja como organizador e idealizador, seja como palestrante, seja como espectador. Com certeza você teve que se inscrever no congresso, digitando o teu e-mail em uma página de inscrição. Para acontecer a inscrição de alguém, está implícito 4 coisas que você vai ter que fazer também:

 

  • O nome do congresso;
  • Um domínio (www.meucongressoonline.com.br);
  • Um software para fazer a página de inscrição;
  • Um software de E.S.P (E-mail Service Provider) que é o software de e-mail marketing e que vai guardar os e-mails dos inscritos.

 

E para fortalecer a musculatura dessas pernas, vá de redes sociais sem medo de ser feliz. YOUTUBE, FACEBOOK, TWITTER, GOOGLE+, INSTAGRAM, PIINTEREST, dentre outras. Escolha as que você julga apropriadas.

 

Cenas do Próximo Post….rs

 

Cérebro bem ordem, coluna firme, pernas fortes. Na semana que vem vamos colocar esse conjunto para trabalhar e caminhar rumo ao objetivo que você traçou.

Are you read?

Até lá e um grande abraço