A produtividade está relacionada ao bom desenvolvimento no ambiente profissional, e também no pessoal, por que não?! Mas mensurar a produtividade às vezes é um dos maiores desafios para quem precisa encontrar a medida certa no dia a dia.

 

Para concentrar, muitos optam por ouvir uma música, tomar um café… Mas o que realmente funciona?

 

A verdade é que não existe apenas um método eficaz e comprovado cientificamente. O que importa no final é o que funciona para você.
 
Será que você já tentou de tudo?
 
Nós selecionamos um TOP 5 com as coisas que nós mais fazemos no dia a dia em busca de melhor produtividade. Você se identifica com algum?
 
 

1- Faça uma pausa

 

Sim, vamos começar pela pausa. O que tanto incomoda alguns empreendedores por achar ser motivo de dispersão dos funcionários pode ser, na verdade, a solução! Quem nunca sentiu que estava trabalhando no limite e se viu incapaz de criar algo novo? (Especialmente os criativos…)

 

Mas calma… Não saia por ai falando que precisa tirar uma folga a cada 10 minutos. Nem faça com o que seu tempo de folga dure 30 minutos!

 

Dizem que a cada 90 minutos nossa mente precisa de uma pausa de 15 minutos (pode ser 10 minutos), que podem ser aproveitados com uma conversa entre amigos, uma pausa pro café, lanche, ou apenas para um tempo de descanso.

 

Já a técnica do Pomodoro sugere que a cada 25 minutos trabalhados (período chamado de pomodoro), você descanse 3 ou 5 minutos. Após 4 pomodoros, você deve fazer uma pausa mais longa, de 15 a 20 minutos.

 

Em quanto tempo você tira sua pausa?
 
 

2 – Mantenha-se hidratado e bem alimentado

 
 
Para evitar saídas constantes à copa, uma garrafa à mesa pode ser bem eficiente. Mais que isso, uma garrafa à mesa é o ideal para ajudá-lo a consumir a quantidade de água recomendada por dia.

 

Já para controlar a fome, é melhor fazer um pequeno lanche a cada refeição (Café, Almoço e Jantar). Opte por coisas leves e não fique mais de 3h sem comer.

 

Estando fisiologicamente bem, o seu corpo ajuda o cérebro a trabalhar e produzir melhor e sem distrações.
 
 

3- Não leve os problemas pessoais para o trabalho

 
 
Todo mundo tem problemas na vida pessoal, certo? Senão com o companheiro, com os filhos, pais, etc.

 

Mas o ambiente profissional não é o melhor lugar para você refletir sobre esses problemas. Lá já têm “problemas” e desafios para serem resolvidos.

 

Então que tal se você entender o seu trabalho com um refúgio onde você não deve pensar em conflitos pessoais? Pode ser um bom começo.

 

Isso também pode ajudar a enxergar o seu problema de outra forma, com mais inteligência emocional.
 
 

4- Internet para o necessário!

 
 
A internet é uma grande aliada da vida pós-moderna. A comunicação ficou mais simples e rápida. No entanto, cresceu bastante as possibilidades de distrações que ela também pode oferecer.  É preciso ficar atento e policiar o seu próprio uso. Para isso, tente estabelecer regras. Algo como só chegar e-mails pessoais quando for inevitável, ou apenas no fim do expediente, por exemplo.

 

Redes sociais devem ser extremamente evitadas em horário de trabalho ou estudo por terem alto poder de distração.  😉
 
 

5- Crie listas de prioridades (e obedeça!)

 
 
Um bom planejamento do dia de trabalho (ou estudo) pode começar por uma lista de prioridades que guie o que você deve fazer (e a ordem disso). Mas atenção: tente organizar as etapas de modo a evitar que a grande lista de coisas a fazer o atrapalhe ou o deixe confuso.

 

Por isso é importante dividir em etapas do que é mais prioritário para aquele dia.

 

Isso é muito eficiente na gestão de grandes times. Sendo essencial para o gestor saber dividir prioridades de suas equipes.

 

Para auxiliar a acompanhar, cobrar e mensurar os resultados no trabalho, pode-se utilizar o Runrun.it. Uma ferramenta para quem precisa melhorar a produtividade de projetos pessoais ou profissionais. Ele vai te ajudar a saber com o que você anda gastando seu tempo.

 

Além de facilitar na hora de criar uma lista de tarefas e prioridades.

 

Vale a pena conhecer este software de tarefas: http://www.runrun.it/pt-BR

 

O que você utiliza para ser mais produtivo? Conta pra a gente!