Qual o melhor horário para postar nas redes sociais? É uma pergunta pertinente, para uma resposta variável. A resposta até existe – baseada em dados coletados – porém, não traz a certeza que seu planejamento terá 100% de sucesso. Por quê? Ora, sempre há um horário de pico nas redes – horário nobre – a questão é que todos estão nesse horário. Ou seja, você, seus clientes e seus concorrentes. É quase um paradoxo social: Posto agora onde meu público está disponível, e meu concorrente também. Ou posto mais tarde? Bom, a melhor resposta sempre estará em seu conteúdo exposto.

 

Falando em conteúdo, vou aproveitar e deixar um vídeo do Felipe Pereira com boas dicas sobre como atrair mais curtidas e seguidores nas suas redes sociais. Confira abaixo:

 

Para destrinchar melhor essas informações o Scup (empresa de monitoramento nas redes sociais) publicou seu relatório anual sobre os “Horários Nobres das Redes Sociais”. São dados coletados a partir de postagens nas principais redes: Facebook, Twitter e Instagram. O 4º relatório anual trouxe dados coletados de 86.489.600 posts monitorados pela sua ferramenta em 2013. Sendo eles: 40,90% do Facebook, 57,2% do Twitter e 1,9% do Instagram.

 

Os dados são ótimos para traçarmos um planejamento correto, porém, mais importante que dados é saber o porquê desses dados. O que levou a tal resultado? Por que as pessoas postam mais/menos nessa hora? Há explicações lógicas, de bom senso, porém muitas variáveis que dificilmente podemos escolher com precisão.

 

Vamos entender melhor em três posts sobre cada uma das redes monitoradas, começando pelo Facebook.

 

Veja o guia comparativo:

 

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Geral – Segundo os dados coletados, a quinta-feira é o dia no qual há mais postagens e menções durante a semana, atingindo a casa dos 16,1%.

 

Por quê? (Achismo)

 

O fato do Domingo ser o dia da preguiça, da mazela, do tédio… Na vida off-line, deve influenciar na vida on-line, para ter uma audiência tão baixa. Já o fato da quinta-feira ser o dia de maior interação, apostaria que é devido à carga de informação já recebida durante a semana e a proximidade do final de semana. Tanto que ele é praticamente igual à sexta-feira.

 

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Domingo – Assim como dito acima, é o dia mais pacato de todos tanto on-line, quanto off-line. Mas, mesmo assim, ainda há números que podemos analisar.

 

Por quê? (Achismo)

 

O horário de pico deve ser devido aos jantares em família nas pizzarias ou sushis da cidade (check in’s). Ou aquela conversa mais ou menos em casa, com sua mãe vendo Faustão e você comentando sobre dança dos famosos. O ponto baixo pode ser pelo fato de você estar dormindo ou saindo de balada do sábado. 

 

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Segunda-feira: Os registros são equivalentes à média semanal. Horário de pico das 11h às 12h e das 17h às 18h.

 

Por quê? (Achismo)

 

Talvez seja aquele momento em que as pessoas (trabalhadores/estudantes) dão aquela espiadinha no Facebook pra ver como anda o movimento e acabam que interagindo com algo. Ou seja, os 2min que levariam pra dar uma olhada… Acaba que se tornam praticamente 1h.

 

 

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Terça-feira: Segue basicamente o padrão da segunda-feira e da semana como um todo. Muda levemente, sendo pela manhã o horário mais movimentado. É um empate técnico, digamos.

 

Por quê?  (Achismo)

É aquela famosa olhadinha antes de largar (seja para almoço ou fim do expediente). 

 

 

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Quarta-feira: O padrão ainda é o mesmo, porém a quantidade de pessoas envolvida é bem maior, principalmente depois do horário do almoço.

 

Por quê?  (Achismo)

 

Meio da semana, a galera já ta com um olho no ‘fds’, logo começam as interações de forma mais intensa. 

 

 

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Quinta-feira: O dia de maior movimentação na rede. Seu pico é no horário pré-almoço, porém é interessante observar que o horário 17h/18h é o mesmo das 20h/21h.

 

Por quê? (Achismo)

 

Dia em que as pessoas já programam efetivamente o final de semana, aliado à ‘happy hours’ onde os posts são intensos e massivos. Fotos, check in, vídeos, tudo que envolva interação.

 

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Sexta-feira: Volume de interações é um pouco menor que a quinta-feira e segue o mesmo padrão pela manhã. Porém, à tarde o horário de pico muda. Ele é antecipado para às 16h/17h.

 

Por quê? (Achismo)

 

Pela manhã a espiadinha é ‘de lei’. À tarde o fato de ser antecipado em 1h é devido justamente de ser final de semana, de expediente/aula, combinando se vai ficar no barzinho na frente da faculdade escutar sertanejo ou se vão pra outro. Acredito muito que nessa hora quase nenhum usuário está interessado em anúncios, salvo se forem promoções de bares e afins (algo muito bem vindo, e digno).

 

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Sábado: Segue a curva da sexta-feira, porém com bem menos volume.

 

Por quê? (Achismo)

É o dia da praia pela manhã, e à tarde o de postar as fotos e comentários. Além de combinar como será o ‘Saturday night’.

 

 

 

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Observações:

Se você tem e-commerce é recomendado o horário matinal para atingir seus clientes.

Se você tem serviços de bares/restaurantes e afins, o melhor horário é justamente o pré-almoço e ou final do dia.