Se as revistas e jornais estrangeiros e nacionais passam por um momento de transição com muitas demissões e portas se fechando, os veículos de notícias digitais estão cada vez mais fortes. E o pessoal do Huffington Post, um dos maiores agregadores de blogs e colunistas do mundo, percebeu o potencial deste crescimento aqui no Brasil. Em parceria com a Editora Abril, estreou ontem no país o Brasil Post, a versão totalmente nacional do portal. Essa é a primeira edição do Huffington Post na América do Sul e a décima no mundo.

 

Ariana apresenta o Brasil Post.
Ariana apresenta o Brasil Post.

 

No primeiro editorial para o Brasil Post, Arianna Huffington, milionária fundadora do site, explicou porque o interesse pelo Brasil. “Os brasileiros são sociáveis por natureza, na rede e fora dela, fato que faz do Brasil o lugar perfeito para o Huffington Post ampliar sua plataforma, que tem tudo a ver com iniciar conversas e promover engajamentos. Com seus mais de 100 milhões de internautas e com 50 milhões de smartphones, o Brasil é hoje o terceiro maior mercado do mundo para o Facebook e o quinto maior para o Twitter. Em um país tão grande e diversificado quanto é o Brasil, o Brasil Post vai receber suas muitas vozes — políticos, empresários e acadêmicos, lado a lado com estudantes, ativistas e artistas — sem hierarquias e será um portal onde todos os brasileiros poderão vir para compartilhar suas paixões ou simplesmente postar o que já estão escrevendo em seus próprios blogs, como canal de distribuição adicional”.

 

Como participar

 

Bom, isso ainda não está muito claro.

 

Seguindo a proposta do portal americano, o Brasil Post será um grande agregador de diferentes blogs e, em teoria, qualquer um pode sugerir uma página para se somar ao acervo do site. Esse conteúdo passará pela curadoria do portal, que conta também com redação própria e um grupo de colunistas conhecidos na lista de colaboradores.  A página entrou no ar hoje com material de dez convidados, todos grandes nomes como, o jornalista Gilberto Dimenstein, do Catraca Livre, (com o sugestivo título de Razões Para Não Ler Minha Coluna)  e o cartunista Laerte.

 

Mas, de acordo com a própria fundadora, a ideia é que a página tenha espaço para pessoas interessantes contarem suas histórias e compartilharem os conteúdos que estão elaborando para seus blogs. Segundo informações da Revista Imprensa, o site já estreia com 100 blogueiros cadastrados como parceiros. O Brasil Post disponibiliza no site um canal para que os usuários possam sugerir blogs ou páginas para integrarem o portal.

 

Quem se habilita?

 

Posts Relacionados