Como anda sua campanha de marketing digital para o Natal deste ano? Estamos na reta final de 2013 e é preciso aproveitar essa que pode ser a última chance de atrair os consumidores de última hora. Nesse post há algumas dicas que podem encurtar e muito o espaço entre você e seus atuais e potenciais seguidores e consumidores.

 

 

 

Uma pesquisa recente realizada pela Crowdtap revelou que 65% dos consumidores de final de ano utilizam as mídias sociais para encontrar o presente perfeito. Portanto, seja você uma grande rede varejista ou uma tímida loja virtual, é imprescindível investir na sua campanha de marketing digital a fim de alavancar sua influência online. Então aqui vão 4 dicas sobre como usar as mídias sociais para ouvir, monitorar e promover engajamento com os atuais e potenciais consumidores.

 

 

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SE COMUNIQUE DE FORMA MAIS HUMANA

 

Demonstrar interesse e ação na capacidade de se comunicar efetivamente com seus seguidores é um grande diferencial. É bastante tentador e até mesmo fácil apenas agendar atualizações de posts automáticos ao longo do dia ou da semana. No entanto, você pode encantar seus consumidores se parar para ouvir o que eles estão comentando sobre suas postagens e responder a elas.

 

ANTENAS SEMPRE LIGADAS

 

As pessoas estão compartilhando o tempo todo sobre produtos e serviços em geral. Possivelmente estão compartilhando sobre a sua marca também e essa é a sua chance de transformá-las em consumidores. Se quer ser captado pelo radar do consumidor, você deve manter as antenas ligadas e usar ferramentas como o Google Alerts que permite o monitoramento da sua marca e de outros termos relevantes online. Esse monitoramento também pode e deve ser feito no Twitter, onde é possível procurar tweets relevantes sobre sua empresa e seu mercado. Não espere se marcado numa postagem. Encontre quem está falando sobre seu produto primeiro.

 

CRIE LAÇOS VERDADEIROS

 

Mídias sociais não servem somente para promover sua marca. Elas servem também para criar laços. Becky Robinson, estrategista em mídias sociais e CEO da Weaving Influence, conta que ao adquirir um par de tênis de corrida na Topo Athletic decidiu seguir a loja no Twitter. Semanas depois, ao se preparar para uma maratona, Becky tuitou que estava ansiosa para a prova na qual iria participar e, logo em seguida, recebeu um reply da @TopoAthletic desejando-lhe boa sorte. Isso transforma ou não um simples comprador num verdadeiro fã? Nessa época de fim de ano, estreite os laços com seus seguidores e surpreenda-os com ações que os deixem saber que seu negócio é destinado especialmente a cada um deles.

 

PENSE COMO SEU CONSUMIDOR PENSA

 

Não é preciso ser um gênio do marketing para saber que a maioria das pessoas não segue as marcas nas redes sociais somente para se manter informada sobre seus produtos. A razão principal é a de que elas buscam promoções e descontos. Faltando poucos dias para o Natal, escolha ser criativo e pense em formas inesperadas de oferecer promoções e descontos exclusivos. O consumidor está pensando: “Seria fantástico se a empresa X fizesse….”, então dê aos seus fãs e consumidores exatamente o que eles querem.

 

Imagem: http://www.broadwaycredit.com