Você sabia que agora é possível enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp? Essa novidade foi anunciada pelo WhatsApp no último dia 15 de junho: é o WhatsApp Pay.

O WhatsApp Pay é uma plataforma de pagamentos integrada ao WhatsApp que permite que você realize pagamentos, faça transferências e receba dinheiro dentro do próprio aplicativo de conversas.

Pela conta comercial, os usuários podiam mostrar seus produtos e falar com clientes, mas não podiam receber pagamentos. É por isso que o WhatsApp Pay promete ser uma grande revolução nas transações comerciais.

Essa nova ferramenta pode ser utilizada por aqueles que possuem a versão profissional do aplicativo, o WhatsApp Business, e também por usuários de contas pessoais no Brasil.

Porque-testar-o-WhatsApp-Pay-Homem-em-dúvida
Fonte: Freepik

Mas por que testar o WhatsApp Pay no Brasil?

O Brasil foi escolhido como o país teste dessa nova função, e isso se deu justamente por termos a maior taxa de usuários do aplicativo.

Dos cerca de 2 bilhões de usuários do WhatsApp ao redor do mundo, estima-se que mais de 120 milhões sejam brasileiros, o que revela a popularidade e a penetração do aplicativo no território brasileiro.

Além disso, pesquisas também revelam que 59% dos brasileiros fixam o aplicativo de conversas na tela inicial do seu smartphone.

Segundo a empresa, “o WhatsApp é muito usado no Brasil, tanto por pessoas quanto por pequenas empresas”. Além disso, a equipe do WhatsApp diz acreditar que os pagamentos digitais podem apoiar o desenvolvimento econômico no Brasil, “estimulando a inovação e facilitando a transferência de dinheiro entre pessoas em todo o país”.

Segundo dados divulgados pelo WhatsApp, existem mais de 10 milhões de pequenos negócios no nosso país, e essa seria uma área de interesse da plataforma – algo notável desde a disponibilização da versão de negócios do aplicativo.

Com a criação dessa nova função, que começou a ser liberada de forma gradual para os usuários, a aposta é que o mercado de pagamentos e transações via aplicativo seja revolucionário. Após o período de teste, a nova função deve ser liberada também para outros países.

Agora, já entendendo o que os trouxe até aqui, vamos à parte prática:

Os benefícios para pequenos negócios

Essa novidade promete revolucionar os meios de pagamento do mercado. Os maiores benefícios são a rapidez e a pouca burocracia.

Prestadores de serviço e pequenos empreendedores podem se beneficiar bastante com o uso do WhatsApp Pay. Para quem já trabalha com atendimento via WhatsApp ou outras redes sociais, a conclusão de uma compra fica mais fácil.

Nesse caso, a jornada do cliente, que vai desde o primeiro contato com o produto até o estágio final, que é a finalização da compra, se dá exclusivamente nas redes sociais, sem a exigência que o cliente faça uso de qualquer outro aplicativo.

Além disso, há o fator segurança. Segundo o WhatsApp, os dados das transações serão criptografados e armazenados em um sistema avançado, por meio de uma rede separada da conta do usuário e altamente segura.

No Brasil, as operações são processadas pela Cielo e pela tecnologia do Facebook Pay, que afirma que as compras e pagamentos são monitorados por um sistema antifraude com o objetivo de evitar atividades não autorizadas.

Com esse sistema, se houver algum movimentação suspeita, o Facebook afirma que disponibiliza um suporte de 24 horas por dia para atender os usuários através do e-mail.

WhatsApp Pay - como funciona
Fonte: Divulgação/ WhatsApp

Como funciona o WhatsApp Pay?

Se você é um usuário de conta pessoal, o WhatsApp estabelece o limite de R$ 1 mil reais por cada transação. Por dia, poderão ser realizadas apenas 20 transações. O valor total de transferência realizadas, ao final do mês, não podem ultrapassar R$ 5 mil.

O lado positivo é que o WhatsApp não está cobrando tarifas pelas transferências realizadas entre contas pessoais. O mesmo vale para os pagamentos de compras feitas em empresas através do WhatsApp Business.

Transferências entre usuários de contas pessoais só poderão ser realizadas através de cartões de débito. Os cartões de crédito podem ser utilizados somente para enviar pagamentos para empresas que utilizam o WhatsApp Business.

Se você tem uma empresa cadastrada no WhatsApp Business, as regras são um pouco diferentes. Para empreendedores, não há limite para os valores das transações. O aplicativo, porém, cobra uma taxa de 3,99% de processamento por vendas..

As transações realizadas são exibidas no extrato bancário como “FBPAY WA”, acompanhada do nome de quem recebeu o dinheiro. O histórico de pagamentos pode ser visto pelo WhatsApp, juntamente com o status das transações, classificadas como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Efetuado”, “Não efetuado” e “Expirado”.

Uma outra facilidade do WhatsApp Pay são os pagamento em grupo. Se você se reuniu com um grupo de amigos e, por exemplo, todos “racharam” o valor de um pizza, será possível solicitar o pagamento em grupo.

Nessa ocasião, todos os membros poderão pagar o valor referente ao seu consumo através do aplicativo. Basta ter uma conta configurada com um cartão de crédito ou débito vinculado.

Como configurar o WhatsApp Pay?

Se você quer enviar dinheiro, fazer transações ou pagar contas WhatsApp Pay, o primeiro passo que você precisa dar é configurar o Facebook Pay no aplicativo. Para isso será necessário informar seu nome, seu CPF e criar um PIN de acesso. Com esse PIN você poderá vincular essa conta a um cartão de crédito ou de débito.

Em seguida, toque no ícone do clipe e vá para a função “Pagamentos”. Agora, basta adicionar o valor referente para enviar ou pagar. É possível também inserir uma descrição para o pagamento. Para finalizar o processo, basta clicar em “Pagar” e digitar o seu PIN do Facebook Pay.

Todas as transações são realizadas através de cartões de débito ou crédito. Mas atenção: nem todas as empresas de cartão de crédito estão disponíveis no WhatsApp Pay.

Quais os cartões disponíveis?

Como o recurso de pagamentos só pode ser utilizado através de cartão de crédito ou débito, é importante checar antes os bancos participantes.

Estão disponíveis cartões com bandeiras Visa ou Mastercard. Até o momento, os bancos participantes são Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. A operação deverá incluir mais parceiros.
Como receber dinheiro pelo WhatsApp?
O primeiro passo para qualquer transação via WhatsApp Pay é configurar o seu Facebook Pay.

Com ele já configurado, clique em “Aceitar pagamento” e o valor enviado será transferido para a conta de banco do cartão de débito cadastrado.

Agora é só baixar e usar?

O WhatsApp garantiu que o recurso será disponibilizado gradualmente em todo o País e, em seguida, no mundo inteiro.

Portanto, se a função ainda não apareceu no seu aplicativo, pode ficar tranquilo. Ela está sendo liberada aos poucos e é questão de tempo até chegar no seu aparelho!

Quer ver esse conteúdo em um formato diferente e mais dinâmico? Clica no link abaixo e assista ao vídeo do canal Felipe Pereira & Digaí e veja como configurar a sua conta!

Para receber diariamente conteúdo de qualidade sobre marketing digital e vendas, me segue lá no Instagram, @Felipeunu, ou participar do meu canal no Telegram, no qual compartilho insights diários sobre empreendedorismo e marketing.

Posts Relacionados