O Instagram já não é mais um aplicativo que cumpre apenas o papel de entreter e ser uma rede de compartilhamento de conteúdo pessoal. Há algum tempo, a plataforma se tornou um verdadeiro espaço de e-commerce.

Empresas de diversos segmentos estão presentes nessa rede em busca de expandir seu público e aumentar a visibilidade da marca. Muitas empresas, inclusive, existem exclusivamente no universo digital, não possuindo um ponto de venda físico.

Para melhorar a experiência de compra do usuário, o Instagram criou uma nova ferramenta: o Checkout, que permite que a compra seja finalizada dentro do próprio app. Esse instrumento vem como um sucessor do Shopping Instagram, ferramenta que permitia a precificação do produto na própria postagem, mas, ao clicar, o usuário era levado para o site do anunciante.

Como o Checkout funciona?

O Checkout funciona na seguinte configuração: ao clicar nas etiquetas inseridas na postagem, aparecem as opções para o usuário escolher a cor e tamanho do produto, sem que seja necessário sair do aplicativo.

instagram-checkout-1
Fonte: instagram-press.com

As informações de pagamento também são preenchidas dentro da própria plataforma, que permite, inclusive, que o usuário vincule sua conta do Paypal ao perfil do Instagram. Além disso, o Checkout se encarrega de mandar as informações do pedido, a partir do momento em que o produto é postado, para que o cliente possa acompanhar de perto a entrega.

instagram-checkout-2
Fonte: instagram-press.com

Empresas que já possuem o Checkout

Como o Checkout ainda está em sua fase beta, apenas um grupo seleto de empresas dispõe dela e só usuários norte-americanos têm acesso à essa ferramenta. Confira abaixo a lista de marcas escolhidas para testar o Checkout:

Adidas @adidaswomen e @adidasoriginals

Anastasia Beverly Hills @anastasiabeverlyhills

Balmain @balmain

Burberry @burberry

ColourPop @colourpopcosmetics

Dior @dior

H&M @hm

Huda Beauty @hudabeautyshop

KKW @kkwbeauty

Kylie Cosmetics @kyliecosmetics

MAC Cosmetics @maccosmetics

Michael Kors @michaelkors

NARS @narsissist

Nike @niketraining e @nikewomen

NYX Cosmetics @nyxcosmetics

Oscar de la Renta @oscardelarenta

Ouai Hair @theouai

Outdoor Voices @outdoorvoices

Prada @prada

Revolve @revolve

Uniqlo @uniqlo

Warby Parker @warbyparker

Zara @zara

 

Posts Relacionados