O relatório trimestral Fast 50 Report, realizado pelo Freelancer.com, o maior mercado para freelancers e crowdsourcing, divulgou os cinquenta tipos de jobs em alta e em baixa no atual mercado online. A conveniência de trabalhar por conta própria é a principal razão pela qual mais pessoas procuram essa forma de trabalho. Entretanto, as tendências oscilam muito mais rápido do que o normal, o que exige mais dos profissionais.

trabalhos freelancer mais requisitados primeiro trimestre

Dados da pesquisa

De acordo com o relatório, os profissionais capazes de desempenhar as principais funções ligadas diretamente ao negócio são os mais requisitados. Trabalhos relacionados à internet e ao conteúdo online cresceram 58,4% em apenas um trimestre, mostrando como as empresas estão interessadas em construir um relacionamento forte com o cliente.

Freelancers de programação também estão em alta, atingindo os 62,1% de aumento nos primeiros três meses de 2018. Por conta da internet se tornar o principal ponto de encontro entre marca e consumidor, as empresas estão investindo nos programadores para cuidarem de seus domínios.

A demanda de Design e Redação também expandiu muito, mostrando que a dupla continua em alta, apresentando um aumento recorde de 109,3% para os ilustradores e editores de imagem. As redes sociais são visuais e, por isso, o trabalho deles é essencial para as marcas. Enquanto isso, os redatores cresceram 51,1% em 2018, o que aponta a importância da habilidade de escrita para as empresas.

trabalhos freelancer mais requisitados primeiro trimestre

Tendências

Dentre as tendências previstas para o resto do ano, estão: Bitcoin e outras criptomoedas, Blockchain, freelancers relacionados à segurança digital e o crescimento do uso da Inteligência Artificial. Como é possível perceber, os trabalhos ligados à internet e à produção de conteúdo estão cada vez mais disponíveis. Por isso, é importante que os profissionais se qualifiquem para conseguirem uma vaga nas áreas mais concorridas.

E aí, amigo, você tem se preparado para conseguir uma vaga nesse mercado concorrido?