No mês passado pudemos observar várias ações e mobilizações referentes ao mês do orgulho LGBT. O dia exato para a comemoração é 28 de junho. Principalmente na internet, os participantes do movimento se manifestaram, mostraram que têm voz e que merecem representatividade. E não para por aí, grandes marcas se mobilizaram e se mostraram a favor da causa. Mais uma maneira de como podemos aprender marketing na prática.

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Foram realizadas várias campanhas especiais tanto nas redes sociais como fora delas para a causa do orgulho LGBT. Entre os grandes nomes de marcas que fizeram ações para o movimento, podemos citar Coca-Cola, Doritos, Burger King e Smirnoff.

O orgulho LGBT

O orgulho LBTG é um movimento que apoia os gays, lésbicas, bissexuais e transexuais a terem orgulho da sua orientação sexual. Nesse caso, a palavra orgulho é utilizada para representar o contrário de vergonha, que foi por muito tempo e é até hoje, infelizmente, usada para oprimir todos os indivíduos LGBT.

O movimento teve início em 1969, na cidade de Nova York, depois da Rebelião de Stonewall, quando homossexuais enfrentaram oficiais da polícia de Nova York nos bares, e hoje a data é comemorada em vários países do mundo. Este movimento luta pelos direitos LGBT e atua na defesa do reconhecimento da igualdade entre todos os cidadãos.

O conceito tem como símbolos do orgulho gay, a bandeira arco-íris, a letra grega lambda, o triângulo rosa e a borboleta.

Orgulho LGBT: Grandes marcas visando a representatividade e o lucro

Como citamos no início do texto, as grandes marcas estão buscando representar o grupo LGBT e não é à toa. Todo o conceito de luta e representatividade está envolvido, claro, mas não se trata apenas disso, mas sim, porque esse é um público enorme e o mais importante, bastante consumista.

Durante uma pequena pesquisa, achamos o artigo “A Temática Homossexual na Publicidade de Massa para Público Gay e Não-Gay: Conflito entre Representação e Estereótipo”, escrito por Adriana Tulio Baggio, que nos trouxe números relevantes.

O mercado tem motivos concretos para não desprezar esse consumidor. Um levantamento realizado pelo inSearch Tendências e Estudos de Mercado, estima que 18 milhões de brasileiros são homossexuais. Este público costuma gastar até 30% mais em bens de consumo do que os heterossexuais, e 78% deles possuem cartão de crédito, além de estarem inseridos principalmente nas classes A (36%) e B (47%).

Por terem uma estrutura familiar não-tradicional, boa parte sem filhos, o público homossexual tem mais oportunidades em consumir imóveis, carros e viagens (SOUSA, 2012).

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Em resumo, os homossexuais representam o que o mercado publicitário costuma considerar como um público qualificado e com grande potencial de consumo. Junto com o mercado racial e o de terceira idade, é considerado o melhor do mundo pela baixa saturação e alto poder aquisitivo da maioria dos consumidores. (LEON, 2001).

Levando esses aspectos em consideração, com certeza você não deve deixar esse público de fora do seu mercado e além de critérios lucrativos, devemos respeitar a todos e propagar o amor. Todos merecem representação. E visando esses critérios, grandes marcas representam o movimento LGBT com campanhas e ações promocionais.

Orgulho LGBT: Coca-Cola

A Coca-Cola para comemorar o dia do Orgulho LGBT, fez uma ação de endomarketing, ou seja, uma ação para seus funcionários, onde para quebrar preconceitos e demonstrar respeito ao movimento, distribuiu latinhas de Coca-Cola com a seguinte frase escrita: “Essa Coca-Cola é Fanta. E daí?”, a frase é conhecida em todo o Brasil e é utilizada como um trocadilho homofóbico.

Na parte de trás da lata há outra mensagem que diz, “Criamos uma lata especial para reconhecer quem ignora rótulos, desafia os preconceitos e assume quem realmente é. Essa Coca é orgulho. Essa Coca é respeito. Essa Coca é Fanta”. Além disso, os funcionários receberam um e-mail de conscientização, mostrando a necessidade da inclusão de todos.

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A ação viralizou na internet e vários usuários estão pedindo as latas da ação nas gondolas, mas a empresa disse que infelizmente não visa colocar os produtos nas ruas. A estratégia foi feita no dia 28 de junho, no prédio da Coca, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Orgulho LGBT: Sminorff

Assim como a Coca-Cola, no dia 28, a Sminorff em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQ, captou por meio de vídeos nas ruas de São Paulo e Curitiba, cenas de casais reais se beijando e flagrou reações de desconforto de pessoas que passavam.

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Essa ação faz parte da campanha #umbrindeavidareal, que a empresa lançou em 2014 com iniciativas e campanhas que buscam conscientizar sobre a diversidade. A ideia inicial com a campanha digital #caretaproscaretas, é incentivar o público a tirar fotos fazendo caretas para os caretas, ou seja, tirar fotos com alguma reação “feia” para as pessoas que não reagem/reagiram bem aos beijos dos casais LGBTS.

A campanha foi criada pela CP+B e realizada com pessoas reais em situações reais. Ao final do vídeo, o locutor convida os internautas a mandarem fotos com a hashtag #caretaproscaretas.

“O curioso nas reações é que mesmo nas demonstrações mais ternas de afeto, havia uma reação em quem passava. O que desmistifica aquela coisa de “ah, eu não beijo assim em público”. Mesmo um pequeno gesto, incomoda muito”, afirma André Kassu, sócio e CCO da CP+B.

“O propósito de Smirnoff é movimentar o mundo para a inclusão. Por isso, acreditamos em ações que possam estimular conversas sobre a importância da diversidade”, afirmou João Matos, gerente de marketing de vodcas ao explicar a campanha.

Orgulho LGBT: Burger King

No dia 18 de junho, a Burger King distribuiu coroas com as cores do movimento LGBT na 21ª Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo, nos restaurantes da empresa, na região da Av. Paulista.

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A Burger King declara-se uma marca para todos, Ariel Grunkraut, diretor de marketing do BK no Brasil, comentou: “Somos uma marca para todos e levantamos sim a bandeira da felicidade, incentivando as pessoas a serem elas mesmas, a terem orgulho de quem elas são”.

Orgulho LGBT: Doritos

A marca mostrou grande apoio à causa LGBT e lançou não só uma propaganda, mas sim um produto em homenagem ao grupo para comemorar o mês do orgulho LGBT, chama-se Doritos Raibow e foge totalmente do conceito global da marca que é, “For the bold” – “Para os corajosos”.

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Além do produto, eles lançaram um vídeo com grandes influencias LGBTS. A embalagem e o produto possuem as cores do movimento. Além disso, no website é possível realizar uma doação para ajudar instituições que apoiam o movimento, onde ao doar R$ 20,00, em troca você recebe um kit DORITOS® Rainbow especial, incluindo uma unidade do produto e réplica da uma bandeira LGBT original.

Confira abaixo a campanha “DORITOS® Rainbow”:

Após conhecermos um pouco do Orgulho LGBT e das campanhas e ações dessas grandes marcas para favorecer o movimento, podemos nos espelhar e ver o quão é importante representar a todos, que o seu público é diferente de você e deve-se respeitar isso. Dessa forma, escute seus clientes, os conheça, os represente de forma completa.

E aí, amigo, o que achou da atitude dessas grandes marcas? Acha que isso é valido para o seu negócio? Esperamos que sim. Conte pra gente.

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