A Samsung aproveitou a conferência South by Southwest para anunciar um projeto ousadão. A empresa de tecnologia colocou no ar o Waffle, uma rede social para criação de conteúdo colaborativo.

“Apesar da diversidade atual de plataformas, muitas compartilham uma mesma limitação. Ou seja, elas permitem apenas que os usuários publiquem conteúdos individualmente. O Waffle, uma nova aplicação para compartilhamento de conteúdos espera mudar isso”, diz a Samsung no comunicado do lançamento.

O nome Waffle vem da sobremesa americana que tem a superfície divida em quadradinhos. O aplicativo é assim também. Cada pedaço é uma postagem adicionada. Os usuários podem então criar suas próprias entradas ou colaborar com o conteúdo de outra pessoa. “É como se estivesse contribuindo para uma parede de grafite comunitária”, explica a Samsung. O visual do Waffle é realmente bonito e convidativo.

 

Samsung Waffle

 

 

Samsung Waffle

 

A empresa dá alguns exemplos de como podem ser as interações no Waffle. Alguém que goste muito de viagens pode começar um feed com uma foto que ela tirou em Tóquio. Então outros pode adicionar, por exemplo, um desenho de um lutador de sumô, então outro coloca uma citação sobre o ato de viajar e um terceiro acrescenta uma imagem de um prato de sushi. “Assim, o Waffle oferece um serviço novo e diferenciado que ilustra múltiplos pontos de vista para gerar uma história colaborativa”.

Parece divertido!

 

 

Entretanto…

A imprensa internacional não ficou muito impressionada. O The Next Web detonou. “O Samsung Waffle deve ser o pior conceito de mídia social que nós já vimos”, disse o site, reclamando que a ferramenta pode oferecer pouca chance de interação e muita para trolagem. Será?

No The Verge, o Waffle foi classificado como “a última adição à sempre crescente categoria de coisas estranhas da Samsung”. Ai. E o site também se preocupou com os trolls. A ferramenta deixa cada um adicionar sua perspectiva, “mas é claro que a perspectiva de um é a trolagem do outro”.

Mas…

O Waffle é uma iniciativa do Creative Lab (C-Lab) da Samsung. O “laboratório” é um programa que dá espaço e recursos para os funcionários da empresa experimentarem no desenvolvimento de novas tecnologias. Por isso, pode ser interessante dar uma chance ao Waffle e observar o que mais vem por aí. Por enquanto, o app está em estágio beta de testes e disponível apenas para Android.

Vamos testar?