A internet e os gadgets mudaram a nossa forma de ouvir música e o próprio mercado musical.  Se antes os artistas lutavam para que a sua canção fosse tocada em rádios, hoje basta publicar vídeos no YouTube e disponibilizá-la no SoundCloud. E mais recentemente, surgiram os serviços de streaming de música online.

 

O mais popular no Brasil é o Spotify, que chegou ao país no ano passado. Há ainda outros como Deezer, Rdio, Google Play e o Apple Music, o último a ser lançado. Todos oferecem o acesso ao seu acervo musical de forma gratuita por um período e possuem versões pagas, além de disponibilizarem apps para dispositivos móveis.

 

Apesar do foco principal ser os consumidores de streaming de música, marcas tem também a possibilidade de criar canais musicais próprios e voltados para o seu target. O Spotify possui um serviço de segmentação de playlists para empresas.

 

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Playlist Targeting no Spotify

 

Sempre que alguém clica no botão play em algum playlist, assinala uma preferência musical ou mesmo um humor. Essa ação é transformada em dados, que o Spotify disponibiliza para marcas atingirem o seu público-alvo. É a Playlist Targeting, uma solução que permite a realização de campanhas segmentadas com base nos dados de localização, gênero, idade, preferências musicais e horários de acesso dos usuários.

 

O Spotify transforma a percepção comportamental e a sua presença em 58 países na possibilidade de marcas alcançarem diretamente os consumidores do streaming de música. O Playlist Targeting faz parte de um conjunto de soluções chamado Spotify Audience Targeting, disponível no mercado brasileiro desde maio deste ano.

 

A Disney Pixar é um das marcas que utilizam o Spotify em campanhas segmentadas. Um exemplo foi uma playlist inspirada nos personagens de “Universidade Monstros” e usado para promover o filme no streaming de música.

 

Ms. Squibbles interpretou no filme a mãe de Mole e protagonizou um dos momentos mais memoráveis. Há uma cena em que ela aparece esperando as “crianças” saírem do carro e se despede dizendo que vai ficar ouvindo suas músicas. Para a surpresa do público, as músicas da amorosa mãe são heavy metal. Logo, o seu playlist no Spotify está recheado de clássicos do metal.

 

 

Canal brasileiro no Spotify

 

A Oakley é a primeira marca esportiva a investir no Spotify aqui no Brasil. Lançou recentemente um canal na plataforma de streaming de música, com playlists voltados para corredores e ciclistas. A ação faz parte da campanha One Obsession lançada no início do ano, que identificou o Spotify como um canal para a marca ter uma relação mais próxima com seus consumidores.

 

Os streamings de música estão fazendo bastante sucesso entre os jovens brasileiros. E as soluções do Spotify são ideais para quem deseja ampliar sua identidade de marca e se envolver mais com os clientes. Fica a dica para as empresas repensarem suas ações de marketing e, quem sabe, incluir os streamings de música em futuras campanhas.

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