Criar um bom relacionamento entre o cliente e a loja, empresa ou prestadora de serviços, se torna algo cada vez mais importante – e a internet ajuda, e muito, nesse processo. Porém, muitas empresas parecem tentar tomar sopa com garfo quando o assunto é vendas e relacionamento online.

 

Você já tentou tomar sopa com um garfo? Não dá, não é? Sopa e garfo não se encaixam, não combinam. O garfo é ótimo para comer carne, macarrão e tantas outras coisas… Mas ele não foi feito para tomar sopa e, por isso, não cumpre seu papel. E o que esse negócio de sopa e garfo tem a ver com marketing digital? Mais do que você imagina.

 

Existem várias estratégias e plataformas de marketing digital, porém atualmente a mais efetiva para a criação de relacionamentos e vendas é o email marketing. Essa é uma das ferramentas que trazem mais resultados para o Digaí. Mensalmente, as campanhas de email marketing nos geram centenas de visitas e várias vendas. Em janeiro, por exemplo, os emails trouxeram 1835 visitas e foram responsáveis por 88% do faturamento do Digaí. E o melhor de tudo: por ser uma ferramenta extremamente barata, o ROI (retorno sobre investimento) é altíssimo.

 

Porém, percebo que o email marketing é subvalorizado. O boom das mídias sociais fez com que elas ficassem em evidência entre os profissionais, que muitas vezes desconhecem o verdadeiro potencial do email marketing. Por conta disso, ofereço algumas dicas sobre essa poderosa ferramenta.

 

O AAA do Email Marketing

 

O funcionamento do email marketing consiste em um funil: Você tem uma lista com vários assinantes e faz um disparo para ela. Apenas parte destes (20%, por exemplo) abre as mensagens e um grupo ainda menor faz o “ideal” – responder a mensagem ou clicar em um link.   Por conta disso, costumo dizer que temos que focar em 3 “A’s” quando estamos fazendo email marketing: Assinantes, Abertura e Ação.

 

Pensar nesta ferramenta dessa forma é interessante porque permite analisar cada etapa isoladamente, identificando formas de melhorar. Nosso desafio como profissional de marketing digital é aumentar o número de Assinantes, a Abertura e a Ação por parte do público.

 

Algumas dicas para melhorar esses A’s são:   Assinantes: Apenas parte das pessoas que estão na nossa lista abre nossas mensagens, então o tamanho da lista é algo bastante importante. Ciente disso, nunca pare de aumentar sua lista, oferecendo benefícios para aqueles que lhe seguem, como um vídeo, e-book, dicas exclusivas, newsletter com ofertas, etc. Porém, não caia na tentação de colocar na sua lista pessoas que não se cadastraram para receber seus e-mails – seja ético e mantenha positiva a visão da sua empresa.

 

Abertura: Não adianta ter uma lista enorme se quando você manda uma mensagem poucas pessoas abrem. Então, para aproveitar o máximo da sua lista, você precisa aumentar sua taxa de abertura. Para isso, fique atento ao remetente: ele precisa passar confiança e ser facilmente identificado pelos leitores. Outra dica importante é definir um assunto interessante, que crie curiosidade para as pessoas abrirem o e-mail, assim como evitar imagens desnecessárias ou mensagens pesadas no e-mail.

 

Ação: da mesma forma que não adianta uma lista grande com pessoas que não abrem suas mensagens, também é inútil ter uma boa taxa de abertura se os assinantes não fazem o que você deseja. Para isso, a melhor atitude a ser tomada é pedir, sem medo ou vergonha, a ação dos leitores. Você precisa tornar explícito seu interesse para que eles respondam suas mensagens, cliquem em links ou façam uma compra.

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