Design de interação e experiência, economia criativa e  tecnologia são alguns temas abordados no Interaction South America 2013. O evento, que chega pela primeira vez em Recife, terá a presença de grandes referências do mercado nacional e internacional, que trarão palestras e workshop sobre os assuntos já citados – e claro que não poderíamos ficar de fora.

 

 

ixda recife

 

 

 .

A Programação

 .

Os dois primeiros dias do Interaction South America – 13 e 14 de novembro – ocorrerão no Recife Antigo. O bairro será transformado em um “Distrito da Interação”, onde teremos a apresentação de 50 artigos acadêmicos, 30 cases de mercado e 12 workshops (sendo 02 deles ministrados pelo Instituto Nokia de Tecnologia), além de lightning talks – apresentações de 20 minutos focadas em um tópico (que pode ser uma ideia, um caso de sucesso, uma história de advertência, convite de colaboração, dica rápida, demonstração ou uma provocação) e mesas redondas

 

Já nos dias 15 e 16 de novembro, o IxDA ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco. Nesses dias, o evento contará com 14 palestrantes de sete países (Estados Unidos, Holanda, Aústria, Portugal, Argentina, Brasil e México) que são referência nos campos do Design, tecnologia e indústria criativa.

 

 

  .

Os palestrantes

  .

Dos Estados Unidos, teremos a presença de Bill Buxton (pesquisador-chefe na Microsoft Research e um dos pioneiros no campo interação humano-computador), Louis Rosenfeld (designer e autor do best-seller “Information Architecture for the World Wide Web”), Jeff Gothelf (do Lean UX, publicação da série Lean Startup), Jared Spool (fundador da User Interface Engineering – maior empresa de pesquisa em usabilidade do mundo), Dana Chisnell (do livro referência em experiência do usuário “Handbook of Usability Testing”) e Dave Malouf (co-fundador da Peer Loft, empresa cuja missão é criar produtos e serviços que ajudem equipes a ampliar sua criatividade).

 

Da Europa,  o holandês Arne Van Oosterom ( sócio e co-fundador da design thinkers group, uma das empresas líderes mundiais em inovações por design e foi co-autor, assim como Stickdorn do livro “This is Service Design Thinking”), o austríaco Marc Stickdorn, além de Catarina Mota (co-fundadora da Open Materials e do hackerspace de Lisboa) e Pedro Miguel Cruz (especialista em data visualization, professor da Universidade de Coimbra e visitante do MIT Senseable Lab), ambos de Portugal.

 

Para representar o Brasil, teremos Luciano Meira, professor de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco ( ele realiza pesquisas sobre processos de aprendizagem e uso de tecnologias digitais na educação e apoia estudos de usabilidade do C.E.S.A.R.) e o arquiteto Guto Requena que recebeu o prêmio Jovem Arquiteto Brasileiro na categoria design em 2010 ( ele foi responsável pela criação do Estúdio Guto Requena e é reconhecido internacionalmente por conta de seus trabalhos em cibercultura digital).

 

Da América Latina, teremos a presença da fundadora da Network Focused Design, a mexicana Sara Córdoba (também autora do livro“Meta Products: Meaningful Design for Our Connected World”), o argentino Santiago Bustelo (designer de interação desde 1997 e um dos nomes mais representativos do campo na América Latina, com diversos projetos desenvolvidos no Chile e na Argentina).

 

.

Como participar?

.

O ISA 2013 é uma realização da Interaction Design Association (IxDA – Recife), com parceria acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco e com a produção executiva da Make It Happen.

As inscrições podem ser feitas por meio do site do evento e custam entre R$ 450 (profissionais) e R$225 (estudantes). Professores tem direito a desconto na inscrição.

 

 

 

O Interaction South America  e acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, no Recife Antigo e Centro de Convenções de Pernambuco. E o Digaí estará presente para realizar a cobertura do evento. Não perca!

 

 

 

Posts Relacionados