Segundo o levantamento feito pela rede Deloitte, as lojas online são a opção preferencial em 51% das compras dos consumidores brasileiros neste final de ano. No entanto, o mesmo estudo afirma que a previsão dos gastos com presentes para este ano é de R$ 367,48, R$26,38 a menos que no ano passado. Esses números se explicam em razão da necessidade de redução das dívidas mencionadas por 47% dos entrevistados.

O estudo aponta que o varejista precisa investir melhor nas ofertas online, integrando os canais físicos e digitais para fidelizar o público. Entre as justificativas dos consumidores para comprar pela internet estão: preços melhores (51%), maior oferta de mercadorias (60%), praticidade (53%), e velocidade e facilidade de pagamento (50%).

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Redes sociais na decisão de consumo

O estudo mapeou o comportamento dos brasileiros para o Natal, concluindo que 31% dos entrevistados entre 18 e 24 anos se dizem totalmente influenciados pelas publicações em mídias sociais antes de efetuar qualquer compra. O percentual foi de 30% para os brasileiros entre 25 e 30 anos; de 26% para a faixa etária entre 31 e 40 anos; e de 21% para os com idade superior a 40 anos.

Para 49% dos entrevistados da pesquisa, os objetos de consumo mais desejados são os eletrônicos e de informática. Entre os produtos mais adquiridos pelo meio online estão músicas, filme e games (55%), livros (52%) e artigos esportivos (43%). O estudo também revelou que pesquisar preços antes de comprar um produto faz parte de um dos hábitos mais recorrentes dos brasileiros.

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Os caminhos das compras online

Para cada etapa do processo de compra a pesquisa se utilizou da resposta do consumidor brasileiro, que indicou canais diferentes como preferência, caracterizando-se como phygital. O phydigital ocorre quando vários meios diferentes são utilizados na jornada do consumidor.

O percurso de compra do consumidor reflete um processo de busca por determinados produtos, desde a pesquisa do preço, opiniões, pagamento e recebimento do item adquirido. Diante do quadro, é preciso estar atento para conquistar o público crescente que utiliza os canais digitais.

E aí, amigo, você tem utilizado estratégias nas mídias sociais para alcançar mais consumidores?

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