Num cenário problemático um mundo de possibilidades se apresenta para aqueles que estão atentos às mudanças.

Em meio ao um cenário de crise, os profissionais têm de se preparar para fazer melhor nos próximos tempos. Pois esses momentos podem trazer muitas oportunidades para desenvolver negócios. A crise, como as guerras, são momentos para empreender com resiliência. Procure as melhores tendências, alinhe as informações para obter um quadro mais claro e real do conteúdo neste momento.

Marketing conteúdo continua com enorme potencial de crescimento. Tem muito a se desenvolver na indústria. As empresas ainda não se aplicam em coletar dados de seus canais sociais. Quem está fazendo isso já tem a perspectiva do que o campo oferece.

A bem da verdade, deve ser dito que a maioria dos profissionais de conteúdo B2B não tem um plano plano de marketing digital razoável. No imediatismo eles não montam um jogo completo e necessário, e atiram a esmo, sem regularidade ou uma lógica que oriente a comunicação. E esse comportamento está adiando uma demanda que certamente irá despontar forte e clara em algum momento próximo. Você não pode esperar crescer vendas, fazendo um trabalho incompleto, sem o conteúdo estar muito bem distribuído em um sistema multicanal.

E-mail marketing

Veja o exemplo do email-marketing. O canal não é uma coisa velha, é preciso organizar o contexto. O uso do e-mail tem evoluído aos saltos, com copywrite, mensagens de entrada, página de captura, automações avançadas, etc. Resultados em todo o país  revelam eficiência crescente para quem se dedica a desenvolver essa estratégia. É uma forma de comunicação que se mostra cosmopolita, atravessando fronteiras nacionais, e com um retorno de investimento muito satisfatório.

Dados sub-utilizados

Você que está trabalhando com marketing  B2B tem de aperfeiçoar o conteúdo que produz, apoiado na automação. Nossos dispositivos digitais oferecem um mundo de possibilidades para as marcas ouvirem e responderem aos seus clientes – com a mensagem eficaz, no momento exato, no dispositivo certo. Nós temos muitos dados que ainda não foram suficientemente empregados. A experiência do cliente pode ser melhor acompanhada para fazer o bem que deve.

A Internet das Coisas

O conteúdo está indo além das telas dos dispositivos como tem sido feito até agora. Novas tecnologias irão espalhar conteúdo contextualizado para os objetos e ambientes que nos rodeiam. Nos próximos anos será muito rápida a transformação de utensílios fazendo conexão com a web. As indústrias correm para adequar seus objetos às comunicações virtuais. Isso porque os gestores sabem que os consumidores adoram essas inovações.

Está aberto um campo maravilhoso para otimizar a experiência do consumidor num mundo que fica cada vez mais plugado. Temos mais da metade da população brasileira conectada, segundo o IBGE, isso é um vasto oceano de oportunidades.

A Internet das Coisas é uma performance complexa, adaptativa de ideias e informações – conteúdo – bem organizado dentro da experiência multicanal, para entregar comunicação relevante contextualizada. Esse futuro está bem aqui, a cada instante mais exposto. O marketing de conteúdo terá de ser bem mais integrado por tecnologia e, como sempre, quem sai na frente se beneficia mais.

Não tem sido nenhuma ficção científica organizar o conteúdo para dispositivos móveis. Isso já faz parte da rotina da indústria. Temos que pensar na forma, na tecnologia e nos hábitos das pessoas. Esses conteúdos estão saindo das telas e tomando os ambientes. Marketing de conteúdo é um engenho de percepções, informações e comportamentos que circulam na web. Novas oportunidades surgem a cada instante com as inovações.

Por isso tudo temos que estar atentos às tendências para aproveitar as oportunidades. Aí entra o mercado, o consumidor. É ele quem diz para onde vão as formas de entregar e o teor da comunicação. A melhor coisa a fazer é trabalhar com profissionais capacitados para essas transformações que estão na mesa.

E você com isso?

Pesquise, descubra seu nicho, e o que o seu nicho deseja, porque a curva da evolução do mercado de conteúdo num mundo tão conectado só tende a crescer, ainda que em alguns momentos apresente-se acidentada.

Compreenda que o Marketing de Conteúdo pode e deve ser a estratégia mais eficiente no seu negócio.

Como você quer ter a sua presença online? 

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Até breve!