Você anda cansado, trabalha muito, falta tempo para cumprir as tarefas diárias ou semanais, tem muitos clientes e parece que os resultados financeiros estão cada vez mais distantes? Pare tudo neste momento e analise: você tem um método de trabalho? O que seguramente é comum a muitos empreendedores digitais e consultores de sucesso é que cada uma destas pessoas possui um método que orienta seu desempenho. Refiro-me mais especificamente aqui a um método de trabalho com seu cliente, seja em consultoria ou assessoria na dimensão do marketing digital.
Você é um profissional que utiliza um método de trabalho com o cliente e é muitos eficaz? Parabéns! Saiba que são poucos que atuam conscientemente dessa forma. Alguns profissionais podem usar um método, mas fazem o uso errado dele. Outros atuam de forma intuitiva, têm aqueles profissionais que acham perda de tempo falar sobre isto e preferem atuar na tentativa e erro, e têm aqueles profissionais que são indisciplinados. Qual dos tipos de profissionais você se identificou? Faça uma rápida reflexão.
Afinal, o que é um método?
A tendência atual é por profissionais mais atentos e ágeis, comprometidos com o resultado de seus clientes e de seu negócio. Os prestadores de serviço que fornecem apoio estratégico e operacional terão que se adaptar constantemente a mudanças e pressões, tanto do mercado quanto de clientes, e para otimizar resultados é preciso ter um método claro e prático a ser seguido.
Método é uma palavra originada do grego e que significa “caminho para o resultado”. O método agiliza a execução das atividades planejadas com o cliente, elimina atividades em duplicidade, padroniza, melhora o controle e o gerenciamento de processos ao longo da execução de seu trabalho na empresa. É importante entender se o método que utilizamos é aplicável ou não ao cliente ou modelo de negócio em questão. Não podemos abrir mão dele e também não podemos ser inflexíveis a novas realidades e cenários de mercado.
3 Fortes Razões para ter um Método de Trabalho com seu Cliente de Marketing Digital
Com o uso de tecnologias integradas e a ascensão por um marketing de relacionamento, a atenção ao cliente se intensificou. O uso e descoberta do método de trabalho eficiente e eficaz para cada realidade se torna indispensável. Separei três fortes razões para você ter um método de trabalho junto ao seu cliente de marketing digital ou outras áreas correlacionadas:
- Ganhe Tempo: revise seu método ou implante um método de trabalho com o cliente para que você otimize e ganhe mais tempo. Crie um cronograma de reuniões semanais e mensais para tirar suas dúvidas e do cliente. Seja objetivo e focado no encontro com ele, extraia o máximo de informação que precisa nos encontros para dar andamento as estratégias e operações em escritório; Envite entrar em contato com cliente para buscar informações básicas que deveriam ter sido coletadas nos encontros, isso dá uma impressão que você é desorganizado e que não tem realmente uma metodologia de trabalho.
- Não seja Escravo de seu Cliente: deixe os direitos e deveres claros para seu cliente. Este é um detalhe importantíssimo. Veja bem, não estou dizendo para não dar atenção a seu cliente e não atender o telefone, é diferente. O que o cliente precisa entender é que você não tem só um cliente, e sim tem outros clientes que também precisam da sua atenção durante a semana ou mês. E isso você precisa expor, mas de forma sútil e delicada senão ficará preso à rotina de um cliente.
- Gestão da Qualidade e Eficiência: Ganhando tempo e não sendo escravo de um cliente, você tem mais liberdade para se preocupar com a qualidade e eficiência do seu serviço prestado. Fazer uma entrega bem feita, cumprindo prazos, melhorando produto, estudando as necessidades do cliente, observando o concorrente e outros, tendência o cliente se sentir satisfeito. E acima de tudo, ele entenderá que sua objetividade no trabalho com direitos e deveres claros para ambas as partes, levaram o projeto a ser concluído com êxito.
A razão maior aqui é fazer você rever seus métodos de trabalho com seu cliente. Vale uma reflexão mais aprofundada das tarefas diárias e relacionamento com o cliente, certamente isso exigirá um nova postura pontual, porém de forma delicada e gradual. Você utiliza algum método de trabalho com o cliente? Quer compartilhar sua experiência e histórias? O que deu certo e errado? Sua participação é importante para avançarmos juntos no processo de aprendizado. Digaí.