O segundo dia do Interaction South America trouxe mais workshops, apresentação de cases e artigos para o Bairro do Recife. Como mencionamos no post sobre o primeiro dia do evento, na parte da manhã aconteceram os workshops, que, dentre os temas selecionados, abordaram criatividade, criação de personagens, arquitetura da informação, design thinking e experiência do usuário.

 

Na parte da tarde, o IxDA trouxe apresentação de artigos acadêmicos. Dentre os destaques deste segundo dia, temos Bruno Nunes e Vitor Perez com o artigo Análise de usabilidade em sites de comércio eletrônico para dispositivos móveis, onde foram apresentados estudos sobre os sites de comércio eletrônico brasileiros que possuem versões adaptadas para dispositivos móveis (smartphones e tablets). Estes estudos têm como base pesquisas sobre hábitos e comportamentos dos usuários e testes de usabilidade com os mesmos.

 

Outro ponto de destaque desde segundo dia foram os Lightning Talks, que aconteciam no Centro de Artesanato, no Marco Zero. Duas apresentações chamaram minha atenção. A primeira, apresentada por Natalia Arsand e Glauber, mostrou o processo de construção e testes de usabilidade de um sistema para um hospital no Haiti. Foram apresentadas as principais dificuldades do processo – como por exemplo, a língua e a interpretação das funcionalidades deste sistema.

 

ixda segundo dia

 

O segundo destaque ficou por conta de Marília Matoso de Albuquerque, com Classe C e o Design. Nesta apresentação, foram levantados questionamentos sobre a adequação e acessibilidade dos produtos e serviços para esta classe C.

 

ixda lighting talks segundo dia

 

 

O Interaction South America continua hoje e amanhã no Centro de Convenções e nós – claro – continuaremos com a cobertura. Fique ligado no Digaí que tem muita coisa legal sobre o IxDA.

 

 

 

Posts Relacionados