Embora todos os anos surjam novos canais de relacionamento com o cliente, estudos apontam que 70% dos consumidores dão preferência ao e-mail como ferramenta para se comunicar com empresas. Além disso, outros levantamentos mostram que esse canal é o que oferece o melhor retorno sobre o investimento realizado.

Embora essa seja uma excelente estratégia de comunicação, é importante que as empresas saibam como trabalhar de maneira eficiente. Qualquer erro pode colocar em risco tudo o que foi planejado, tendo em vista que um e-mail na maioria das vezes é enviado de forma automatizada e para uma grande quantidade de pessoas.

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A eficiência do e-mail

Com o intuito de ajudar marcas e empresas a atuarem de maneira efetiva através de e-mails, a Return Path, empresa de marketing com foco em e-mail, fez uma pesquisa com foco nessa ferramenta. Intitulado “E-mail Marketing LookBook 2018”, o levantamento de dados foi feito após uma análise de mais de 600 mil e-mails comerciais.

A pesquisa mostrou quais tipos de e-mail são mais abertos, quais vão direto para a caixa de entrada, quais vão para o spam e até mesmo os que são excluídos sem mesmo serem lidos. Dentre todas as modalidades de e-mail, os classificados como “pós-compra” foram os que apresentaram a melhor taxa de entrega.

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Números da pesquisa

Além de ser o tipo de e-mail com maiores chances de ir para caixa de entrada, a mensagem de pós-compra também é a mais lida (44%), enquanto que a newsletter é a menos lida (18% dos casos). A mensagem de boas-vindas, embora seja bastante relevante, é a que apresenta a maior taxa de reclamação dos usuários (0,62%).

A mensagem promocional é o tipo de e-mail mais utilizado entre as empresas, mesmo que o seu desempenho não seja tão satisfatório. A taxa de entrega dela é de apenas 19%, enquanto que em 12% dos casos ela é excluída antes mesmo de ser lida. Entretanto, ela se mostra efetiva para gerar vendas e aumentar o faturamento do negócio.

E aí, amigo, você utiliza o e-mail marketing na sua empresa?

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