Por mais que os Correios, empresa pública federal de entrega de mercadorias, ainda seja escolhida pela maioria das pessoas, estudos mostram que aos poucos esse cenário vai se alterando. Uma pesquisa recente apontou que transportadoras privadas estão sendo mais procuradas por e-commerces.

O levantamento faz parte da terceira edição da Pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro, feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a ComSchool e a Brazil Panels. Foram coletados 544 questionários entre os dias 22 e 27 de setembro de 2017, com o foco em lojas virtuais.

pesquisa aponta transportadoras privadas procuradas ecommerces

Resultados da pesquisa

A primeira edição da pesquisa, realizada em 2013, apontava que a escolha dos Correios era quase que unânime entre as empresas. No ano em questão, 93% dos entrevistados indicaram a estatal como transportadora oficial. Já em 2015, segunda vez que o estudo foi feito, esse valor caiu para 87,5%, e agora em 2017 mais uma vez houve uma queda de 7,5%, chegando aos 80% de preferência.

Em contrapartida, a escolha pelas transportadoras privadas só vem crescendo desde as primeiras pesquisas. Em 2013 ela era preferida por 35% das empresas, e dois anos depois já alcançou a marca de 42,7%. Nesta última edição, em 2017, chegou ao valor recorde de 52,8%. Outra alternativa que também apresentou leve crescimento foi a frota própria, passando dos 11% para 12,3%.

pesquisa aponta transportadoras privadas procuradas ecommerces 01

Insatisfação com os Correios

Um dos motivos para a crescente na escolha pelas transportadoras privadas foi a queda no grau de satisfação com os Correios. Enquanto que as avaliações excelente, bom e razoável caíram aproximadamente 29%, houve o aumento de 20% nas considerações ruim ou péssimo. Toda essa mudança ocorreu em apenas dois anos.

O estudou também mostrou que a maioria das empresas (86,1%) possuem local próprio para armazenar os seus produtos, enquanto que 5,7% utilizam uma terceirizada, e 8,2% mesclam os dois modelos. O principal motivo indicado pelos entrevistados é a quantidade de atrasos na entrega e demora nos procedimentos.

E você, amigo, ainda prefere utilizar os Correios?

Posts Relacionados