Você provavelmente está lendo esse artigo porque sabe da importância de se criar uma boa base de e-mails para alavancar os resultados do seu negócio. Não importa se você vende livros, cursos online, tem uma loja de roupas ou é um executivo de sucesso. Ter uma boa lista de contatos é essencial para qualquer tipo de profissional que deseja que suas mensagens cheguem com qualidade para seus clientes.

Porém, apenas criar uma lista de e-mails não possui valor. O valor não está na lista em si, porém em como ela reage com as suas comunicações. Ou seja, quando você envia um e-mail, seus assinantes abrem sua mensagem e interagem com ela? Para que isso ocorra, é de extrema importância que você trabalhe diariamente a sua estratégia.

A taxa de abertura é algo que você constrói ao longo do tempo. Imagine que você envia constantemente e-mails pouco relevantes para sua base, no entanto, ao enviar algo relevante é muito pouco provável que eles finalmente interajam. Nesse contexto, melhorar a taxa de abertura das suas mensagens consiste em executar uma série de boas práticas. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer isso:

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1 – Selecione uma boa ferramenta de e-mail marketing:

Não existe uma ferramenta perfeita de e-mail marketing, cada uma possui suas vantagens e desvantagens. Algumas possuem mais recursos de automação, umas possuem módulos adicionais para a criação de landing pages, outras são bastante flexíveis para a realização de testes A/B e outras são capazes de enviar e-mails com base nos horários de preferência de cada usuário.

Uma ferramenta mais robusta com certeza vai te ajudar a possuir uma taxa de abertura de e-mails mais elevada. Primeiro por conta dos recursos extras e do que você pode fazer com eles se bem usados, segundo pela qualidade de entrega de e-mails desse tipo de plataforma que é influenciada por uma série de tecnicalidades que não vamos abordar aqui.

2 – Encontre a frequência ideal de envio de e-mails:

Envie muitos e-mails e sua taxa de abertura vai desabar rapidamente. Envie poucos e-mails e eles vão esquecer que você existe.

Por mais que pareça trivial, encontrar a frequência ideal de envio de e-mails para a sua base de assinantes não é algo simples.

Principalmente por que essa frequência ideal varia de negócio para negócio, de usuário para usuário, da qualidade dos seus e-mails e muito mais.

Abaixo algumas dicas que valem a pena serem seguidas independente do seu negócio:

  • Reduza a frequência de e-mails para pessoas que não abrem suas mensagens;
  • Aumente a frequência para pessoas que interagem mais com suas mensagens e quem acabou de se inscrever na sua newsletter;
  • Crie uma pesquisa online e pergunte a sua base com que frequência eles gostariam de receber mensagens por semana.

Acima de tudo, é importante sempre realizar testes em diferentes dias para descobrir a frequência ideal de envio de e-mails para sua lista.

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3 – Encontre o melhor horário do dia para enviar e-mails:

O impacto das campanhas de e-mail marketing está muito ligado com o momento em que suas mensagens são enviadas. Uma prova disso é que e-mails automatizados e que são enviados no momento em que o usuário executa uma determinada ação são muito mais efetivos que os enviados em horários aleatórios.

Teste diferentes dias da semana e horários com sua base de assinantes até encontrar o melhor formato.

Por exemplo, se você envia uma newsletter sobre negócios com um resumo do que aconteceu na semana anterior, é de se esperar que ela funcione melhor se for enviada na segunda-feira cedo. Por outro lado, se você tem um restaurante e quer convidar seus assinantes para aproveitarem uma boa oferta, talvez sexta ou sábado por volta das 6 da tarde, seja o momento mais impactante para enviar o seu e-mail.

4 – Otimize suas campanhas para dispositivos móveis:

Se você possui um time de programadores cuidando da criação das suas newsletters, é importante que elas já sejam responsivas, ou seja, que elas “funcionem” tanto no desktop quanto em dispositivos móveis. Hoje em dia, a maioria dos e-mails já são abertos normalmente em celulares, mas vale a confirmação de que sua ferramenta o faz de forma responsiva. Além disso, é de extrema importância que o template de e-mail que você utiliza seja pensado para esse formato.

Algumas dicas simples para boas campanhas de celular:

  • Utilize imagens leves para garantir que o conteúdo carregue rapidamente;
  • Analise as imagens para ter certeza que elas vão funcionar bem em mobile ou em desktop;
  • Crie botões maiores e que sejam clicáveis com o dedo;
  • Evite conteúdos muito longos e que exigem que o usuário role a tela indefinidamente.

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5 – Utilize um nome próprio no remetente:

Essa dica pode parecer um pouco não intuitiva, mas, uma boa prática é utilizar o nome de uma pessoa ao invés do nome da sua empresa no remetente da sua mensagem, no campo “from”. Pode ser o seu nome, de alguma pessoa do time de atendimento ou até uma persona que vocês criaram.

Criar o nome de uma pessoa como remetente gera um senso de que não é algo enviado automaticamente e costuma chamar a atenção do leitor, dando mais proximidade entre a empresa e o contato.

E aí, amigo, o que achou das dicas? Que tal colocá-las em prática agora?

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