Anunciar na internet se tornou nos últimos anos uma excelente estratégia de comunicação para pequenas e grandes empresas. Além de ser possível adequar as publicações de acordo com o orçamento disponível, pesquisas indicam que o ambiente digital se tornou muito mais efetivo que as mídias tradicionais, como televisão, revistas e outdoor.

Mas essa atividade requer algumas limitações, inclusive em termos legais. Nos últimos dias, por exemplo, a justiça de São Paulo impôs novas regras aos anúncios online, decisão que interferiu diretamente nas publicações pagas do Adwords, serviço de publicidade do Google.

justica novas regras anuncios online

Decisão judicial

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu que empresas estão proibidas de anexar nomes de produtos das empresas concorrentes para indexar as buscas no Google. Esse fato ocorreu após a justiça julgar uma empresa que adquiriu um termo de outra organização a fim de se destacar nas buscas do Google.

A título de exemplificação, isso pode ser entendido como se o Burger King comprasse a palavra “Big Mac” para aparecer no topo do buscador. Fazendo isso, quando um usuário procurasse pelo termo “Big Mac”, apareceria os produtos do Burger King, e não do McDonald’s. Embora isso tenha sido feito em apenas um único caso, a partir de agora há precedentes para decisões similares.

justica novas regras anuncios online 01

Possíveis punições

O caso que ocorreu em São Paulo obrigou a empresa a deixar de utilizar o termo adquirido, além de pagar uma indenização de R$ 15 mil. A ré chegou a contestar a decisão, alegando que a palavra não fazia referência à concorrente, pois o termo era genérico.

Entretanto, o desembargador Claudio Godoy justificou que as provas eram suficientes para a condenação. Um dos motivos foi o direcionamento do termo da empresa concorrente para o site da ré, situação que pode acabar confundindo o consumidor e o induzir ao erro.

E aí, amigo, o que você achou dessa decisão?

Posts Relacionados