Nos últimos tempos, paralelo à educação presencial e tradicional, vimos surgir uma nova modalidade de transmissão de conhecimento que tem ganhado espaço e reconhecimento no mercado: o ensino a distância ou EAD – principalmente por meio dos cursos online.

E ao contrário do que muita gente pensava, esse tipo de ensino não limita o aprendizado e nem possui uma qualidade inferior à educação tradicional. Com novas técnicas e abordagens cada vez mais dinâmicas e interativas, o ensino a distância tem conquistado cada vez mais as pessoas e hoje já é a primeira opção de muitas que querem estudar de maneira mais simples, fácil e rápida.

De acordo com um estudo realizado pela Sagah, até 2023 a modalidade de ensino a distância deve representar a maior parte das matrículas no Brasil. A expectativa é de que 51% dos estudantes estejam matriculados em cursos de EAD. Já nesse ano (2017), segundo o MEC, o número de alunos estudando pelo ensino a distância deve chegar muito perto dos 2 milhões.

videos-educacao sucesso cursos online

Por que os cursos online têm feito tanto sucesso?

Você já parou para pensar por que esse modelo de educação tem feito tanto sucesso – e promete continuar fazendo? Existe mais de um motivo para tanta popularidade e é sobre isso que vamos falar a seguir.

01. Flexibilidade para estudar

Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Elas trabalham, estudam, procuram por cursos de aperfeiçoamento, se divertem, viajam e ainda cuidam da casa, dos filhos e da família. Por isso, cada vez mais, elas têm buscado por modelos de ensino flexíveis, que consigam acompanhar sua rotina e possam ser seguidos de acordo com sua própria vontade e disponibilidade. E esse é o primeiro motivo que contribui para o sucesso dos cursos online.

Com a educação no modelo a distância pela internet, o estudante não precisa seguir um horário rígido ou se deslocar para chegar a um local fixo e determinado. Ele pode encontrar uma forma mais confortável para estudar e fazer isso de uma maneira que se encaixe perfeitamente em sua rotina.

Não importa se você passa o mês inteiro viajando ou tem horários complicados: com o ensino a distância você acessa suas aulas em qualquer dispositivo conectado à internet, no momento e no local que achar mais conveniente. Assim, você pode estudar do celular enquanto volta no ônibus pra casa ou enquanto espera aquela reunião importante.

videos-educacao sucesso cursos online 01

02. Preço

Na hora de buscar por qualificações e desenvolvimento profissional e pessoal, o ponto mais importante, claro, é a qualidade do conteúdo e sua capacidade de atender às expectativas do aluno. Porém, aliado a isso, outro ponto muito importante é o preço.

Em um cenário economicamente instável e em que os jovens entram cada vez mais tarde no mercado de trabalho formal, o preço é um grande diferencial na hora de escolher onde se vai estudar.

E esse é outro fator que favorece a popularização da educação a distância. Com a boa utilização da tecnologia, esse modelo de ensino consegue ser muito mais sustentável do que o tradicional e consegue oferecer aos seus alunos um conteúdo mais acessível em termos financeiros. E além dos próprios cursos serem mais baratos em relação à educação presencial, aqui o aluno não precisa ter gastos com deslocamento e alimentação na instituição – o que também é um enorme diferencial.

03. Oportunidade de aprender sobre mais coisas

Com o ensino online, muitas coisas que antes não podiam ser encontradas de maneira fácil, ganharam espaço e puderam ser acessadas por estudantes de qualquer localidade. A internet facilitou a conexão entre quem tem algo a ensinar e quem quer aprender, e isso abriu novas oportunidades para ambos lados.

Por exemplo, se antes uma pessoa que mora no Rio de Janeiro quisesse fazer um curso sobre produção de queijos ministrado exclusivamente em Minas Gerais, ela teria que se deslocar até esse estado e gastar não só com o valor do curso, mas também com passagem e sua estadia no local. E isso era ruim não só para o aluno, mas também para o produtor do conteúdo, que tinha seu alcance limitado. Hoje, com a possibilidade do aprendizado online, o curso pode ser disponibilizado na internet e qualquer pessoa, mesmo de outro estado ou país, pode acessá-lo.

videos educacao sucesso cursos online 02

Assim, o leque de conteúdos que podem ser aprendidos aumentou muito e as pessoas estão tomando conhecimento disso e aproveitando cada vez mais esse fator – o que contribui para o sucesso da modalidade de educação online.

04. Rápido desenvolvimento e aplicação

Outro ponto muito importante para a popularização dos cursos online é a rapidez com que eles podem ser feitos e aplicados no dia a dia do estudante. Por normalmente serem mais curtos e oferecerem rápidos feedbacks, os conteúdos na educação a distância conseguem suprir a necessidade dos alunos de obter evolução rápida e podem ser colocados em prática mais facilmente.

Isso, além de trazer um sentimento de motivação ao estudante, faz com que ele tenha tempo e disposição para consumir cada vez mais materiais e contribui não só para seu crescimento profissional e pessoal, mas também para a popularização dos cursos online!

E então? Deu pra ter uma ideia de porque os cursos na modalidade a distância têm feito tanto sucesso?

Claro que esses são apenas alguns pontos por trás da popularidade desse tipo de ensino: ainda é preciso considerar o excelente uso da tecnologia, o desenvolvimento das plataformas de cursos online, a interatividade e outros fatores. Porém, já é possível ter boas pistas do que torna esse tipo de conteúdo tão atrativo.

Você tem um curso presencial e quer expandir sua atuação? Ou é especialista em algo e pode compartilhar seu conhecimento? Então aproveite esse bom momento e invista nos cursos online! Essa pode ser a sua chance de começar um empreendimento de grande sucesso.

samba tech

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech. Eleita a empresa mais inovadora da América Latina pela Fast Company, a Samba ajuda outras empresas a se comunicarem melhor utilizando vídeos online.

Posts Relacionados