Mesmo que o país ainda esteja passando por um período de crise financeira, algumas pesquisas mostram que aos poucos a economia vai se recuperando. Um desses estudos é o Consumer Insights, desenvolvido pela Kantar Worldpanel, empresa especializada em comportamento de consumo.

Pesquisadores avaliaram o consumo de 11.300 domicílios no terceiro trimestre de 2017, e perceberam que o gasto nesse período foi 3% maior do que os três meses anteriores. Além disso, se comparado ao mesmo período de 2016, o aumento foi de 6%. Isso demonstra que embora o processo esteja lento, é perceptível o aumento gradativo do consumo.

consumo brasileiro volta apresentar recuperação

Tendências de consumo

Assim como nos anos anteriores, os produtos mais básicos continuam sendo preferidos pelo público. Entretanto, mesmo em um período de contenção financeira, o brasileiro dá prioridade à qualidade do produto, o que na maioira dos casos requer um pouco mais de investimento. Entre esses itens estão o café, açúcar, fralda descartável e até mesmo a cerveja.

Outros produtos que voltaram a aparecer na lista de compra do brasileiro são os alimentos prontos, como os congelados (batata, lasanha, pizza, etc). Entretanto, há também o grupo de produtos que continuam apresentando queda nas vendas, como o leite pasteurizado e outras mercadorias menos básicas.

consumo brasileiro volta apresentar recuperação 01

Canais de venda

Entre os principais canais de venda está o atacarejo, com um crescimento de aproximadamente 12% nos últimos nove meses. A promoção, assim como em épocas passadas, voltou a ser um diferencial competitivo para as empresas que desejam atrair a atenção do consumidor.

A pesquisa também aponta uma previsão positiva para 2018, pois a população aos poucos vai perdendo o medo de consumir ao perceber que o país está saindo da crise. Para especialistas, o momento é ideal para atrair novos consumidores, avaliar como foram os últimos anos e saber o que pode ser aprendido com a crise.

E aí, amigo, você acredita na recuperação econômica do nosso país?

Posts Relacionados