O fim de ano se aproxima, e com ele a interminável lista de compras para o natal. Uma pesquisa recente mostrou que devido a esses custos extras, o consumidor brasileiro pretende reduzir os gastos nesse fim de ano. O estudo foi desenvolvido pelo Indicador de Propensão ao Consumo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

A pesquisa apontou que 54% das pessoas têm o objetivo de diminuir os gastos no mês de dezembro, enquanto que 36% esperam que o orçamento não sofra grandes mudanças. Para 25% dos entrevistados que pretendem gastar menos, o preço alto é o fator determinante para não adquirir algum produto.

consumidor brasileiro reduzir gastos fim ano

Produtos mais procurados

O levantamento também indicou quais são os produtos mais procurados pelos consumidores. Entre eles aparecem roupas, calçados e acessórios (26%), remédios (20%), recarga para celular pré-pago (12%), perfumes e cosméticos (11%), eletrônicos (8%), viagens (8%) e brinquedos (8%).

Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, revelou que muitas famílias têm buscado uma fonte de renda extra no fim do ano não só para pagar as dívidas, mas também para comprar produtos de desejo. Além disso, o décimo terceiro salário é outra alternativa para os que desejam terminar o ano no azul.

consumidor brasileiro reduzir gastos fim ano 01

Alternativas para pagamentos

Para conseguir arcar com os gastos do fim de ano, o brasileiro utiliza outras alternativas de crétido, como parcelamento e empréstimos. O Indicador de Uso do Crédito de outubro, que faz um mapeamento dos gastos através do crétido, revelou que 41% dos brasileiros recorreram a empréstimos, linhas de financiamento, crediários ou cartões de crédito pelo menos uma vez no período analisado.

Dos que utilizaram o cartão de crédito, 41% dos entrevistados disseram ter gasto mais no mês de outubro, com uma média de aproximadamente R$ 1.065,00. Dos brasileiros que foram entrevistados, 50% disseram que nos últimos anos está mais difícil conseguir um empréstimo ou financiamento, e apenas 14% considera a tarefa fácil.

E aí, amigo, como estão as suas contas no fim de ano?

Posts Relacionados