Na era do Marketing de Conteúdos, além da necessidade de entregar conteúdos de qualidade, também é importante que os mesmos sejam relevantes e estejam alinhados com as buscas daquele momento. Hoje, vamos ver como usar o Google Trends para melhorar seus resultados digitais!

Na verdade, há outras formas, você pode também estar atento (todo o tempo) sobre o que as pessoas andam comentando na internet. Checar postagens de vários usuários ou até mesmo conferir o que sai no Reddit. Mesmo assim, estas tarefas podem consumir muito tempo e nem sempre dar bons resultados.

Por isso, na hora de pensar no que é tendência em um determinado momento e estar informado sobre os assuntos mais populares e buscados, o Google, dentro de seu grande pacote de ferramentas, oferece o Trends. Quando bem usado, o recurso pode dar aquela força pra você ter novos insights para trabalhar no seu marketing de conteúdos!

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Certo, mas o que é Google Trends?

A plataforma, falando em termos simples, permite que você confira a tendência histórica de qualquer assunto. Ela fornece estatísticas relacionadas à quantidade de buscas de forma visual e intuitiva, além de permitir que termos semelhantes sejam comparados para que você saiba em qual investir. Ah, o Trends igualmente permite realizar buscas por região (recurso mais do que interessante).

Um detalhe importante a ter em conta é o fato de que os resultados de uma busca sempre estão condicionados ao meio no qual ela foi feita. Ou seja, o formato mais comum das plataformas onde se procura algo fornece resultados diferentes. Sendo assim, também em função da oferta de conteúdos presentes em cada meio, não é a mesma coisa fazer uma busca no Google Imagens, no YouTube, no Google Shopping ou até mesmo o Google News.

Para ilustrar este argumento com um exemplo concreto, podemos considerar a kw ‘marketing para empreendedores’. No Google.com, surgem artigos conceitualizando ou dando dicas. No Google Imagens, elementos corporativos e alguns players de peso no setor, como a Endeavor.

Se migrarmos a mesma busca para o YouTube, já encontraremos um mix muito maior, que vai de planos a ferramentas, passando por caracterização, entrevistas e tutoriais. Mas, por que estamos estabelecendo esta diferenciação? Porque é importante entender que cada plataforma dá resultados diferentes, e, para diferenciar os termos e conhecer novas linhas de atuação, o Google Trends é ideal para dar uma nova visão do que pode ser feito.

Mas, vamos lá, vejamos como usar, na prática, esta ferramenta genial.

Descubra o que é tendência

Definitivamente, escrever sobre temas atuais e relevantes para o público é uma excelente maneira de impulsionar o tráfego da sua página ou blog. Como fazer isso no Google Trends? Em primeiro lugar, defina seu país e selecione uma categoria, como mostramos na imagem abaixo:

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Você pode modificar as categorias para verificar o que é tendência em cada uma e fazer as seguintes perguntas:
⦁ Esse assunto é importante para meu negócio?
⦁ O tema é relevante para o público e potenciais clientes?
⦁ Tenho informações sobre o assunto?
⦁ Posso escrever algo sobre isso que agregue valor à minha marca?

Se a resposta for sim para a maioria das questões acima, esteja certo de que vale a pena investir em conteúdos que tratem sobre estas temáticas!

Pesquise palavras-chave específicas

O Google Trends é uma ótima ferramenta para identificar keywords que melhorem seus resultados quando o assunto é posicionamento SEO. Ou seja, você fala sobre o que os usuários procuram e, de quebra, ainda melhora seu ranking no Google. Observe que, na parte superior da página, há um campo de pesquisas, chamado “Explorar tópicos”. Você pode colocar um ou mais termos.

Por exemplo, se seu empreendimento trata de temas relacionados a marketing no Facebook, por exemplo, vale a pena explorar temas úteis e didáticos que os usuários possam estar buscando. Digamos que você pesquise as seguintes keywords (que podem ser frases completas): “como programar publicações no Facebook”, “agendar postagem no Facebook”, “programar postagem no Facebook”, o resultado seria:

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Sendo assim, entendemos que o melhor termo ou frase completa a empregar na hora de desenvolver seus conteúdos é “como programar publicações no Facebook”. Assim, você acerta em cheio e fornece a informação em função da busca específica.

O ideal é usar termos simples e ampliar suas pesquisas e conteúdos a partir deles. Por exemplo, se colocamos “o que fazer quando o facebook bloqueia sua conta”, talvez fosse melhor usar “desbloquear facebook”, ou “como desbloquear Facebook”. Como vemos na imagem abaixo:

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Crie um calendário de conteúdos

Dê uma olhada no gráfico abaixo, você percebe algum padrão?

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Os picos e as partes sem atividade no gráfico têm a tendência de se repetir ao longo do ano. Isso indica que há momentos em que as pessoas tendem a buscar o termo e há outros em que praticamente ninguém se interessa. No caso, os picos correspondem às temporadas de férias de começo, meio e final de ano.

Se você encontrar a mesma lógica em assuntos relacionados aos seus conteúdos, planeje suas postagens para que as mesmas coincidam com as buscas mais intensas. De fato, publique algumas semanas antes, para que o Google tenha tempo de identificar seu conteúdo e indexar à lista de resultados.

Novas ideias para conteúdos

Outra característica genial do Google Trends é a parte de Related Queries, ou “Consultas Relacionadas”. Para ver esta parte, depois de fazer uma busca específica, é só baixar um pouco mais na mesma página dos resultados. Você vai ver um listado no seguinte estilo:

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A lista mostra termos relacionados ao que você forneceu e que podem fornecer novos insights para a criação de conteúdos. Muitas vezes, ficamos tão concentrados na palavra-chave em si que esquecemos de checar quais são as outras oportunidades relacionadas. Esta parte ajuda e muito a expandir suas possibilidades de conteúdos.

Gostou do artigo? Já havia usado o Google Trends? Esta ferramenta é ideal mesmo para que não tem muitos conhecimentos técnicos para usar ferramentas como Semrush ou não tem tempo para conferir usuário por usuário e temas sobre os quais se está falando mais. Esperamos que seja útil e que você amplie sua presença na internet e sua marca continue crescendo!