Para empresas e empreendedores que utilizam a internet, ter um endereço otimizado é fundamental para aumentar o número de visitantes na página. E uma das questões que ajudam nesse processo é a utilização de uma URL segura, pois isso passa mais credibilidade e confiança para o usuário que acessa a página. Embora seja de extrema importância, metade dos sites da web ainda não possuem essa característica, o que prejudica bastante a página.

Em uma pesquisa recente desenvolvida pela SEMrush, ferramenta de pesquisa de palavra-chave, mais de 50% dos sites que estão disponíveis na web ainda não possuem uma URL segura. Isso não só diminui a credibilidade da página, mas também interfere diretamente na quantidade de acessos e no SEO, fundamental para o rankeamento no buscador Google.

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Desenvolvimento de pesquisa

Especialista em marketing digital e em monitoramento online, a SEMrush fez um levantamento com mais de 100 mil sites, coletando dados suficientes para a finalização da pesquisa. O estudo mostrou que uma parte dos domínios pesquisados já mudaram os endereços para HTTPS.

Segundo a ferramenta, alguns erros foram encontrados nas páginas que já adotaram o procedimento. Os mais comuns são defeitos relacionados a protocolos de segurança e até mesmo de arquitetura do site, fatores que influenciam diretamente no SEO. Outro erro bastante comum é a utilização de links que direcionam para sites externos que não são seguros, e isso também interfere negativamente na qualidade do domínio.

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Benefícios de URL segura para campanhas no Google

Além dos problemas mencionados anteriormente, o endereço que coleta dados pessoais como CPF/CNPJ, por exemplo, que não implementam HTPPS, são proibidos pelo Google de fazer qualquer tipo de campanha online. Dessa forma, a página não só vai aparecer menos na página de buscas como também não vai conseguir utilizar mídia para divulgação de serviços ou produtos.

Para aqueles que tem um e-commerce, que frequentemente solicitam dados confidenciais, como endereço, número de cartão de crédito e senhas, não ter o HTTPS é garantia de serem classificadas como sites inseguros. A longo prazo isso significa que o empreendimento corre o risco de não existir mais, já que o consumidor não vai confiar na página.

E você, empreendedor, como está a página da sua empresa?