A Ingenico ePayments, empresa de processamento de pagamento, desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de compreender como os varejistas analisam a importância do investimento em tecnologia e inovação. O estudou denominado “The Importance of Innovation in the Mobile Customer Journey” (A Importância da Inovação Móvel na Jornada do Consumidor), foi feito em parceria com a InternetRetailing, empresa com foco em publicidade e eventos.

Dos entrevistados, 93% das empresas online revelaram que consideram a inovação mobile responsável por impactar a lucratividade e a navegação do consumidor. Entretanto, apenas 40% disseram implementar o mobile first (conceito que foca em priorizar a construção dos sites para navegação em dispositivos móveis).

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Resultados da pesquisa

Através do levantamento realizado, foi possível revelar o comportamento do varejista online e as suas estratégias no ambiente digital. Dos que participaram da pesquisa, 75% consideram que simplicidade e segurança são partes fundamentais para a oferta de um bom produto ou serviço, tendo em vista que há uma grande diferença entre selecionar produtos no site e finalizar a compra.

O problema de conversão, por sinal, é uma das maiores preocupações dos empresários. Por essa razão eles concentram esforços em buscar soluções para essa etapa da jornada de compra. Para obter uma maior taxa de conversão, as lojas procuram dar um melhor suporte ao cliente, passar credibilidade, além de oferecer várias opções de pagamentos.

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Foco no checkout

Para os varejistas, o checkout é extremamente importante, por isso eles procuram investir em ações que estimulem o retorno do cliente para uma nova compra futura. Isso pode ser feito de diversas formas, mas 54% dos participantes da pesquisa revelaram que a gamificação tem se mostrado uma tática bastante efetiva.

Outra estratégia interessante é a utilização de chatbots, robôs capazes de interagir através de textos, técnica usada por 25% dos varejistas que responderam à pesquisa. Segundo Gertjan Dewaele, Gerente de Inteligência de produto e Inovação da Ingenico ePayments, esse tipo de interação com o cliente é muito mais efetivo, mas o objetivo principal é a venda.

E aí, amigo empreendedor, qual a sua estratégia para aumentar sua taxa de conversão no seu e-commerce?

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