Recentemente o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), anunciou que vai mudar as regras para a liberação de domínios de internet no país (aqueles com terminação “.br”) que, por algum motivo, tenham sido retirados do ar. O objetivo da ação é disponibilizar endereços que antes eram utilizados, mas por solicitação de cancelamento, não renovação do antigo titular ou alguma irregularidade, passaram a ser inativos.

Algumas mudanças vão ocorrer, e as principais serão voltadas para a periodicidade, duração do processo e a introdução de uma fase complementar (também chamada de processo competitivo), que vai acontecer toda vez que aparecer mais de um interessado em obter o domínio. As alterações serão postas em prática a partir desta semana, mais precisamente depois do dia 13.

sites brasil novos dominios

Disputa de domínios

A disputa de domínios vai ocorrer a partir de um leilão, onde os mais requisitados serão vendidos de acordo com o maior lance. O valor pode variar de 50 até R$ 20 mil reais, a depender da oferta pelo domínio, que pode custar até R$ 1 milhão de reais. Já no primeiro lote serão postos mais de 500 endereços para serem disputados já com as novas regras.

O processo competitivo pretende liberar mais de 10 mil domínios que se acumularam com o tempo e, atualmente, estão indisponíveis para registro. Esses domínios vão ser disponibilizados aos poucos em pequenos lotes, logo após a concretização do processo competitivo.

sites brasil novos dominios 01

Calendário de liberação

Para que o processo ocorra de forma organizada, já foram estabelecidas datas para que ocorram os leilões, que serão nos dias 13/09, 11/10, 10/11 e 13/12. A lista dos domínios participantes será disponibilizada dois dias antes de cada data. O candidato que tiver interesse em participar deve solicitar o registro seguindo as regras no cadastro de novos domínios.

Em relação a domínios que nunca tenham sido utilizados, a nova regra não impôs nenhuma condição. Dessa forma, todas as alterações são referentes apenas aos que já tenham sido registrados e, por algum motivo, foram retirados da internet. Para mais informações e regras detalhadas, acesse o site oficial nesse link.

E aí, amigos, alguma vez vocês já quis fazer um registro de algum domínio, mas ele não estava disponível?

Posts Relacionados