Na última semana de agosto, mais precisamente no dia 31, o Instagram revelou que um erro no seu sistema permitiu que alguns invasores tivessem acesso a dados de algumas contas. Uma falha na API (Application Programming Interface) foi descoberto e serviu para que as pessoas
descobrissem alguns dados de outros usuários, como telefone e e-mail. O problema é que as contas que foram invadidas pertenciam a marcas, famosos ou celebridades, o que agravou a situação.

Isso levanta uma grande preocupação, já que diariamente uma grande variedade de pessoas se cadastra nas mais diversas redes sociais. Para que isso ocorra, é necessário disponibilizar alguns dados pessoais, como nome, idade, endereço, e-mail e telefone, por exemplo. E embora os usuários muitas vezes façam isso sem se preocupar com a própria privacidade, esse erro recente do Instagram mostrou que devemos ter mais cuidado ao nos conectarmos a alguma rede.

instagram erro revela email telefone contas verificadas

O que são contas verificadas

Se você ou sua marca está no Instagram, já deve ser de seu conhecimento que algumas contas exibem um símbolo azul ao lado do domínio. Isso é feito por algumas marcas e celebridades e chama-se “verificar a conta”. Isso serve para garantir ao público e demais usuários que aquele perfil é o oficial de determinada pessoa ou empresa.

Essa atitude é muito comum em outras redes sociais, como Facebook e Twitter, e ajuda na luta contra a criação de contas falsas que possam denegrir a imagem de terceiros. O grande problema é que quando ocorre algum ataque e os hackers conseguem ultrapassar a proteção ao usuário, o acesso a informações pessoais prejudicam a imagem do Instagram perante o público.

instagram erro revela email telefone contas verificadas 01

Como o Instagram se protege de ameaças

O aplicativo é composto por diversos sistemas e programas que servem como barreiras para eventuais tentativas de invasões de hackers. Esse cuidado se faz necessário não só para proteger a privacidade das pessoas, mas para evitar situações que possam causar mais prejuízos, principalmente para empresas ou celebridades.

Sabendo que o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas no mundo, marcas e famosos utilizam da ferramenta para se relacionar com o público, além de divulgar produtos e serviços. No final de Agosto, por exemplo, a conta da cantora Selena Gomez foi invadida e algumas fotos do seu ex-namorado, Justin Bieber, foram divulgadas em sua conta. Mas segundo o próprio Instagram, a falha já foi corrigida e as pessoas podem ficar tranquilas quanto a segurança das suas informações.

E aí, amigo, você se preocupa quando disponibiliza informações pessoais em cadastros na internet? Comenta aqui abaixo e diz o que você achou dessa situação do Instagram.

Posts Relacionados