A integração entre redes sociais se torna uma realidade a cada dia que passa. A novidade agora é que o Facebook está fazendo testes para se integrar ao WhatsApp através de um botão. Dessa forma, um usuário que esteja navegando na ferramenta não vai precisar sair do Facebook para abrir uma conversa no outro aplicativo. Além de ser bastante prática, a funcionalidade demonstra a real intenção de Zuckerberg, que pretende aos poucos criar atalhos entre as redes sociais.

E, aparentemente, o WhatsApp é o ponto central desse planejamento, pois já é possível adicionar um link na bio do Instagram que leva o usuário diretamente para o aplicativo de conversas. Essas novidades estão sendo lançadas aos poucos, inclusive sendo testadas apenas por alguns usuários de celulares que utilizam o sistema Android.

facebook integração whatsapp

Como funciona a integração

Ao que tudo indica, o layout não vai ser muito alterado, e o botão vai ser adicionado na área de menu. Mas as informações divergem um pouco, pois não há um posicionamento oficial da empresa, apenas dos usuários que relataram terem visto o botão na aba no mobile. Inclusive isso não deve ser usado em consideração, já que caso a extensão seja disponibilizada para o sistema iOS, é bem provável que o layout não seja o mesmo.

Para muitos, a novidade está sendo desenvolvida de forma natural, já que o aplicativo de conversa do Facebook, o Messenger, igualou o número de usuários do WhatsApp em 2017. O fato foi até comemorado por David Marcus, um dos líderes do Messenger dentro do Facebook, na sua página oficial na rede social.

facebook integração whatsapp 01

Integração com o Facebook

O último ano mostrou que esses testes já são frequentes no Facebook. Além do WhatsApp e Instagram, o Spotify também foi uma das plataformas que ganhou integração com a empresa de Zuckerberg. O objetivo, ao que parece, é interligar todas as redes sociais em um conjunto de mídias, assegurando que o usuário se entretenha em alguma das ferramentas disponíveis.

Aos poucos o Facebook vai conseguindo reter o usuário na sua rede, seja em um aplicativo de imagens, conversa ou músicas. Dessa forma, a empresa consegue analisar todo o comportamento online das pessoas e oferecer produtos que consigam satisfazer a necessidade de mercado e garantir o retorno financeiro esperado dos investidores. Vale lembrar que o WhatsApp recentemente também anunciou que irá ganhar uma versão Business, abrangendo o seu público ainda mais.

E aí, amigo, o que você acha da iniciativa do Facebook?