O Facebook lançou uma novidade que vai ajudar os brasileiros que utilizam a internet 3G nos seus celulares. A nova funcionalidade é o Instant Videos, ferramenta que permite aos usuários de smartphones baixar vídeos através do Wi-Fi e deixar salvo no celular para assistir a qualquer momento, até mesmo quando não tiverem acesso à internet.

Em uma época na qual o marketing digital utiliza bastante os vídeos como estratégia de comunicação, oferecer essa opção ao internauta é uma boa alternativa para aqueles que não têm um extenso pacote de dados. E a proposta é bastante interessante, tendo em vista que o Brasil é um dos países onde os usuários têm maiores custos com internet.

Ampliar o acesso aos vídeos

O objetivo do Facebook é ampliar o acesso do público aos vídeos da plataforma, pois muitos usuários evitam assistir ou baixar algum conteúdo com receio de esgotar o pacote de internet mobile. E a novidade vem para beneficiar tanto os usuários comuns como marcas e empresas, pois já é constatado que a publicação de vídeos gera um alto índice de engajamento.

Até o momento, a novidade está sendo testada por um pequeno grupo de pessoas com dispositivos do sistema android, mas o objetivo é ampliar em breve para os demais usuários. Entretanto, aparentemente não serão todos os vídeos que poderão ser baixados, mas como se trata de um teste, o Facebook ainda terá tempo para definir como funcionará a ferramenta.

Economia de dados móveis

O Instant Videos vai ser importante especialmente em países onde os custos de internet móvel sejam altos ou em que os dados se esgotam mais rápido, como ocorre no Brasil. Da mesma maneira, pelo fato dos testes estarem sendo feitos com usuários do sistema Android, mostra uma preocupação do Facebook com a maioria dos usuários. Isso porque o iOS é usado pelo iPhone, marca dos dispositivos mais caros do mercado e usados por uma parcela menor de pessoas.

A novidade mostra uma tendência da empresa de Zuckerberg, pois recentemente foi lançado o Watch, aba destinada apenas para vídeos, além do posicionamento vertical para exibições de aplicativos para televisão. E para se ter uma ideia de como essa função é importante para o Facebook, 87% dos 9,2 bilhões de dólares de faturamento foram obtidos através dos dispositivos móveis.

E aí, amigos, você tem o costume de assistir vídeos no Facebook ou também procura economizar os seus dados móveis?

Posts Relacionados